Cosméticos naturais

HOME

Saiba diferenciar cosméticos naturais, orgânicos e veganos

COSMETOLOGIA DO BEM

Junte-se a mais de 300 mil mulheres que já participam do universo da cosmetologia do bem aprendendo conosco tudo sobre o mundo dos cosméticos naturais (é grátis)!

*Eu quero receber os e-mails e informações da CDB

Natural, vegano, orgânico: o que esses termos realmente significam?
Qual a diferença entre eles?

Esses “títulos” têm se tornado muito comuns no universo dos cosméticos, mas infelizmente também são usados de forma a enganar o consumidor.

Aprenda agora nesse artigo como diferenciar e verificar o que aparece nos rótulos e propagandas por aí.

Deixamos aqui um vídeo para te ajudar a ganhar clareza sobre isso:

Como amantes do mundo dos cosméticos, procuramos o que consideramos soluções de beleza eficazes mas também seguras para os cuidados com a pele e cabelo, certo? (ahh tá.. sei que muitas pessoas ignoram a parte da segurança e também o impacto social, mas se você está aqui, fico feliz em acreditar que você não faz parte desse grupo 😉 )

É fato que o mercado de cosméticos naturais, orgânicos e também veganos está crescendo cada vez mais (já falamos bem sobre isso nesse artigo aqui). 

Isso se deve aos benefícios (ou ausência/redução de malefícios) à saúde e ao meio ambiente. 

De acordo com um relatório do British Beauty Council, o mercado global de beleza natural deve atingir 17 bilhões de libras em 2024 (cerca de R$127 bilhões). No Brasil, o relatório aponta que o mercado de cosméticos naturais já movimenta cerca de R$3 bi por ano.

Mas você sabe realmente a diferença entre eles? 

Cosméticos naturais

Você também confunde o natural, orgânico e vegano? 

Acha que, por ser vegano, é então natural?

Ou que o natural é vegano e orgânico?

Ou ainda, se é natural, vegano e orgânico não desempenha seu papel tão bem quanto um cosmético convencional? 

Então venha entender melhor esses conceitos, aprofundar e tirar todas as suas dúvidas de vez.

1

Cosméticos Naturais

Primeiro vamos entender sobre esse tipo de cosmético e o que ele precisa ter e o que não pode ter para que seja classificado como natural. 

Quando vemos algo natural no mundo dos cosméticos automaticamente pensamos em plantas mas não é só disso que se trata. Os cosméticos naturais são livres de ingredientes potencialmente danosos à saúde. Muitas pessoas desenvolvem alergias ao longo da vida e não sabem que essa alergia pode estar ligada a um ingrediente de um creme corporal por exemplo, e passa anos gastando dinheiro com produtos com alto custo, por não terem o conhecimento sobre cosmetologia natural. 

Comece agora mesmo fazendo 7 receitas de cosméticos naturais

Cosméticos naturais

Então, vamos entender o que de fato é um cosmético natural. Essa classificação está diretamente ligada à origem do ingrediente utilizado para produzi-lo. 

Atualmente no Brasil não existe uma legislação específica para regulamentar cosméticos naturais e orgânicos. Mas algumas empresas certificadoras, como a Ecocert Brasil e IBD, garantem a origem e qualidade dos ingredientes usados oferecendo um selo para esses produtos.

De acordo com o IBD, é considerado natural se é de origem vegetal, mineral (exceto os de origem fóssil), animal ou derivado de fonte natural desde que sejam obtidos por meio de processos físicos ou de outros processos que não resultem em modificações químicas intencionais. 

Já segundo a Ecocert, para que um cosmético seja identificado como natural, a formulação deve ser, no mínimo, 95% composta por insumos naturais, que podem ser de origem animal, vegetal, mineral ou marinho, e os outros 5% de substâncias sintéticas, que também devem ser aprovadas pela certificadora. Entre as substâncias aprovadas estão: extratos vegetais, corantes naturais, polímeros naturais, óleos vegetais, entre outros.

2

Cosméticos Orgânicos

Os cosméticos orgânicos são sempre considerados naturais!

O que os diferencia é a forma sustentável na produção dos ingredientes que são produzidos a partir de ingredientes sem pesticidas, sem hormônios, sem antibióticos, sem GMO (organismos modificados geneticamente). 

São obtidos por meio de métodos de agricultura orgânica ou de colheita silvestre. Para obter a certificação de produto orgânico, as certificadoras analisam toda a cadeia de fabricação, desde a plantação até a fase final de produção. 

Um produto de beleza é certificado pelo COSMOS ORGANIC somente se 95% a 100% das plantas contidas forem orgânicas e se pelo menos 20% dos ingredientes orgânicos estejam presentes na fórmula total (a água e os minerais não são orgânicos).

Para a IBD um cosmético para receber a certificação como orgânico deve possuir de 95% a 100% das substâncias naturais de origem vegetal, animal e derivadas do natural presentes no produto e devem vir de manejo orgânico controlado e/ou extrativismo controlado.

3

Cosméticos Veganos

Cosméticos naturais

Cosméticos veganos não possuem nenhum produto ou subproduto de origem animal. Por exemplo, mel e seus derivados, leite e seus derivados, lanolina, colágeno e etc. 

Além disso,  são 100% livres de maus-tratos aos animais e a qualquer tipo de teste em animal. 

Um dos selos mais conhecidos é o ‘Cruelty Free’, que significa “livre de crueldade” ou “sem crueldade”. Ou seja, durante a produção e desenvolvimento de um cosmético vegano não são realizados testes em animais.

No Brasil, para que o produto seja considerado vegano, é necessário ter o “Selo Vegano” gerenciado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). A SVB certifica que a empresa não realizou testes em animais para vender aquele produto e que não possui qualquer ingrediente animal ou derivados.

Uma observação importante é que, para ser considerado vegano, um cosméticos não necessariamente precisa ser natural ou orgânico. Apesar de muita gente acreditar que o vegano é natural, ele não precisa seguir esta regra. 

Ou seja, pode apenas ser livre de testes e ingredientes animais, e ainda assim conter derivados do petróleo, conservantes não aprovados e silicones.

4

Cosméticos Personalizados

Cosméticos naturais

Uma das melhores formas de garantir que o seu cosmético vai ter apenas ingredientes dos quais você quer que seu corpo receba é aprendendo a fazer seus próprios cosméticos!

E, se esse for seu desejo, a Cosme é o lugar perfeito para você!

Cosméticos naturais

Clique aqui e veja tudo o que oferecemos para que a sua experiência no universo dos cosméticos naturais seja a melhor possível! 

Nessa página também estão disponíveis uma série de aulas gratuitas para você se apaixonar logo com esse universo de infinitas possibilidades que é a cosmetologia natural!

Cosméticos naturais

Artigo escrito por

Renata Franco

Renata Franco é engenheira química com mestrado pela UFMG. Durante o seu doutorado decidiu fundar a Cosmetologia Do Bem para mudar a forma como as pessoas escolhem e usam cosméticos.

Junte-se às mais de 400 MIL pessoas em nossas redes sociais

Todas as informações dispostas nesse site foram intensamente pesquisadas em referências científicas nacionais e internacionais.

@2016 Cosmetologia Do Bem - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade

GRUPO GRATUITO
EXCLUSIVO PARA
NOVIDADES

MAO-1