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Como Ter Uma Marca de Cosméticos Naturais

Como ter uma marca de cosméticos naturais

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Você tem o sonho de ter o próprio negócio e empreender, mas não sabe por onde começar?

O mercado de cosméticos naturais já pode ser considerado o futuro do segmento de beleza. É um setor que segue crescendo, enquanto outros mercados ficaram estagnados ou encolheram durante a pandemia pois atende aos anseios do consumidor atual cada vez mais consciente e preocupado com sua saúde e com os impactos que seus hábitos causam no mundo.

De acordo com British Beauty Council, o mercado global de beleza natural deve chegar ao valor de R$122 bilhões até 2024.

O Brasil é, segundo a Forbes, o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo e empresas nacionais de cosméticos sustentáveis chegaram a triplicar o faturamento em 2020.

O próprio Sebrae exalta o segmento e sugere que pequenos negócios invistam em cosméticos ecológicos como uma oportunidade de crescimento.

E você só vai ficar de fora dessa se quiser. Estamos aqui para te guiar nessa jornada do empreendedorismo na área que mais cresce atualmente.

Nesse artigo eu trouxe dicas para criar sua marca de cosméticos naturais. Serão abordados os seguintes tópicos:

Abaixo deixei uma aula sobre a famosa marca Lush pra te inspirar! 

Com esse conhecimento você pode conquistar sua independência financeira!

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O primeiro passo é entender o que é um cosmético natural.

Um cosmético natural é aquele formulado com matérias-primas certificadas como naturais por empresas responsáveis por essa avaliação e classificação dessas  matérias-primas. As certificadoras mais conhecidas pelos brasileiros são IBD e Ecocert.

Essas empresas certificadoras garantem que os processos de produção e processamento não agridam o ambiente e respeitem também a saúde humana. Garante o uso responsável dos recursos naturais, respeito à biodiversidade, ausência de ingrediente petroquímico (exceto para conservantes autorizados): parabenos, fenoxietanol, perfumes e corantes sintéticos, ausência de OGM, embalagem reciclável.

O que é cosmético natural?

De acordo com a certificadora ECOCERT, os cosméticos naturais devem ter, no mínimo, 95% do conteúdo total de matérias-primas naturais. Os outros 5% podem ser constituídos por substâncias sintéticas listadas pela certificadora, mas que não estão inseridas nas matérias-primas proibidas para cosméticos naturais.
Existem vários critérios utilizados pelas certificadoras para definir uma matéria-prima como aceita para natural, como sua origem ou o processo utilizado para que ela esteja disponível para uso no cosmético.
O IBD traz claramente essas distinções e inclui uma lista de matérias-primas proibidas que são ingredientes obtidos a partir de insumos não naturais ou a partir de reações não permitidas a partir de uma substância natural, desqualificando seu uso em produtos cosméticos orgânicos ou naturais.
São exemplos de matérias-primas proibidas: corantes sintéticos, fragrâncias sintéticas, polietilenoglicóis (PEGs), quaternários de amônio, silicones, conservantes sintéticos, dietanolamidas, derivados de petróleo etc.

Dessa forma, os cosméticos naturais também oferecem vários benefícios aos seus consumidores, como:

Segundo o SEBRAE, os cosméticos naturais representam ótimas oportunidades de negócios. Mas como criar minha marca?

A seguir dicas para você empreender e ser bem-sucedido nesta área.

Como Ter Uma Marca de Cosméticos Naturais

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Analise o mercado

É muito relevante pesquisar e analisar o mercado, para você amadurecer a ideia do que realmente quer criar e qual público quer atingir.

Se você pensa em lançar uma linha de cosméticos sólidos, por exemplo, é preciso estar por dentro do desempenho de outras marcas. Avalie quais marcas estão fazendo sucesso para seu público e qual necessidade ainda não suprida. Isso te ajudará a criar uma marca original e que atenda as necessidades do seu público.

Aumente seu conhecimento em cosmetologia, pesquise em livros e na internet, converse com profissionais do setor e participe de eventos que possam proporcionar conhecimento sobre o mundo da cosmetologia natural. Quanto mais você estiver inserido no setor, melhor será para seus negócios.

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Faça um curso para entender sobre os princípios da cosmetologia natural

Após pesquisar mais sobre o mercado é importante aprender a produzir os seus próprios cosméticos. Conhecendo a cosmetologia você conseguirá desenvolver sua própria formulação e entenderá mais sobre as matérias-primas. 

Apenas reproduzir receitas de internet não confere segurança e entendimento suficientes para minimizar riscos de expor terceiros às suas fórmulas. Ou no caso, expor seus clientes a fórmulas das quais você não tem conhecimento dos critérios utilizados para sua elaboração.

É de extrema importância realizar um curso que te ensine os princípios da cosmetologia, para produzir de forma consciente e responsável. Conhecimento esse passado por profissionais capacitados na área!

 

Com o curso certo você terá autonomia no momento do preparo das formulações para poder personalizar de acordo com suas necessidades e as necessidades dos seus clientes.  Além de aprender sobre os ingredientes, seus ativos e como utilizá-los, você também aprende onde encontrar matéria-prima de qualidade para as suas receitas.

O ideal é encontrar um curso que vá desde os princípios da cosmetologia até a criação da marca, para que você não gaste muito fazendo vários cursos diferentes caso empreender na área seja o seu objetivo final.

Como Ter Uma Marca de Cosméticos Naturais
Como Ter Uma Marca de Cosméticos Naturais

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Antes de começar a vender teste seus produtos

Distribua amostra para seus amigos e familiares, é importante saber antecipadamente opiniões e sugestões de pessoas dentro e fora do seu público alvo.

Essa resposta é muito importante antes de começar a produzir quantidades maiores.

Esse teste é importante também para saber se seu produto se manterá estável, se seu conservante está na concentração ideal e se o sensorial está agradável.

Comece agora mesmo fazendo 7 receitas de cosméticos naturais

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Trace um plano de marketing e utilize as redes sociais ao seu favor

Um plano de marketing vai te orientar sobre como anunciar e vender seus produtos, realizando estratégias referentes ao preço do produto no mercado, posicionamento da sua marca e a escalar as vendas direcionadas para o público certo.

Quando você começa um negócio muitas vezes é necessário contratar serviços de divulgação para criar mais visibilidade para seus produtos, mas uma dica mais em conta é apostar nas redes sociais criando uma identidade visual original que passe o valor e objetivo da sua marca.

Por isso, no Programa Cosmetologia Do Bem, você tem um módulo dedicado ao marketing digital, de forma que você aprenda, além de fazer formulações perfeitas, atingir seu público e escalar seu negócio. 

Explore também os eventos sobre cosméticos naturais ou espaços para divulgação da sua região, como feiras, por exemplo. 

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Quando é preciso regularizar? Como faço a regularização da marca?

Grandes marcas começaram pequenas e sabemos que muitas pessoas começam com uma produção artesanal como forma de minimizar riscos e fazer caixa para poder realizar investimentos maiores depois. Fazendo assim você irá conhecer cada vez mais seu público alvo e com isso poderá realizar modificações nas formulações a fim de melhorar cada vez mais seu produto. Com o crescimento e sucesso da marca, as vendas irão aumentar e em algum momento será necessário destinar verba para regularizar, de forma a garantir um crescimento saudável e duradouro para a sua empresa.

Veja abaixo essa aula super pedida sobre o tema:

Como Ter Uma Marca de Cosméticos Naturais

Para isso você precisará estar em conformidade com o estabelecido no Decreto 8077/2013, a RDC 48/2013  e a RDC 16/2014. Para quem não sabe, ambas resoluções definem o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, além de definirem as condições para o funcionamento de empresas sujeitas ao licenciamento sanitário, e o registro, controle e monitoramento, no âmbito da vigilância sanitária.

Uma estratégia é terceirizar a produção dos seus produtos. Mesmo terceirizando é muito importante que você já tenha estudado sobre cosmetologia, testado suas fórmulas, entendido do seu produto para que ao terceirizar a produção você mantenha a identidade da sua marca, saiba selecionar bem a empresa terceira, e tenha capacidade de entender toda a proposta de produção dela. Muito provável que ela faça proposta de substituição de matérias-primas e você precisa ter condições de avaliar o que está sendo oferecido e analisar criticamente tudo o que se passa com o seu produto e possíveis alterações na sua fórmula. 

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Se inspire em nossas alunas que já fizeram essa trajetória

Veja como é possível (e recompensador!) superar os obstáculos!

Da jornada dupla para uma renda extra até a linha regularizada.

Inspire com a história da Tropicália Cosméticos, criada pela Isabela, aluna da Cosme.

Do Artesanal para o Industrial

“Vamos mostrar para as meninas que a ANVISA não é um bicho de sete cabeças” - Ilana, aluna da Cosme e criadora da Lillá Biocosmetics

Do aumento da visibilidade até a Denúncia

Vale à pena conferir o desenrolar da história da marca criada pela Hadassa, fundadora da Da Horta Cosméticos e aluna da Cosme.

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Artigo escrito por

Renata Franco

Renata Franco é engenheira química com mestrado pela UFMG. Durante o seu doutorado decidiu fundar a Cosmetologia Do Bem para mudar a forma como as pessoas escolhem e usam cosméticos.

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