HOME

Saboaria Natural

A saboaria artesanal, natural e as bases prontas

COSMETOLOGIA DO BEM

Junte-se a mais de 300 mil mulheres que já participam do universo da cosmetologia do bem aprendendo conosco tudo sobre o mundo dos cosméticos naturais. (é grátis)!

*Eu quero receber os e-mails e informações do CMB

No artigo de hoje, você vai entender a diferença entre sabonetes artesanais, naturais e sabonetes feitos com bases prontas.

Você vai conhecer os processos de produção para fazer sabonetes naturais e suas vantagens!

Saboaria Natural

Tópicos que vou abordar:

Descubra uma atividade muito prazerosa

Produzir sabonetes artesanais é uma atividade prazerosa. Para algumas pessoas passa a ser uma verdadeira terapia, um momento de conexão e uma forma de se expressar através de cores, formas e aromas.

Neste artigo vamos falar sobre a diferença entre a saboaria natural, artesanal e a saboaria feita com bases prontas. 

Além disso, vamos abordar sobre o mercado para quem deseja empreender com sabões!

Saboaria Natural

O Mercado Artesanal 

De acordo com o Sebrae, no Brasil, o mercado de produtos artesanais fatura cerca de R$28 bilhões por ano, além de oferecer emprego a 8 milhões de pessoas. Dentre os produtos artesanais estão os sabonetes, que podem se tornar fonte de renda e mudar a vida de muitas famílias. 

Por outro lado, observa-se um grande aumento da procura por produtos naturais, diretamente relacionada a uma busca mais consciente de consumo por parte de muitas pessoas. A preocupação com a saúde e o meio ambiente se tornam questões importantes para esse grupo mais consciente, o que os leva necessariamente a optar por produtos naturais.

Saboaria artesanal natural

Se você tem interesse em iniciar uma produção de cosméticos naturais, a saboaria pode ser um bom ponto de partida. Para formular e produzir sabonetes não é necessário materiais muito complexos e pode-se utilizar equipamentos comuns de se ter em casa para realizar seus primeiros testes e se aventurar nessa arte!

Potes, tigelas, colheres, espátulas mixer, fouet e moldes. O mais indicado é que sejam de inox, silicone ou vidro temperado. 

Outros materiais importantes que você deve adquirir é uma balança digital e um termômetro, pois é muito importante pesar bem os ingredientes e ter controle da temperatura para não expor a altas temperaturas nenhum ingrediente sensível ao calor e ter o resultado final comprometido.

É muito importante manter as boas práticas de segurança e usar materiais de proteção como luvas, máscaras, óculos, jaleco e sapatos fechados. 

Uma grande vantagem da produção artesanal sem a utilização de bases prontas é que você sabe exatamente quais ingredientes compõem seu sabonete e o quão bem tratada sua pele será.

A maioria dos sabonetes industrializados não são obtidos pelos processos de saponificação natural e contém uma série de substâncias sintéticas e indesejáveis que permitem que os mesmos tenham baixíssimo custo nas prateleiras mas um custo elevado para o meio-ambiente e para a sua pele.

Atenção: sabonetes artesanais não são necessariamente naturais. Para entender essa diferença devemos entender o processo de produção e quais ingredientes são usados.

Aprenda mais nessa aula exclusiva:

1 Saponificação

Inicialmente é necessário entender como ocorre a saponificação.  A química da saponificação acontece, basicamente, em dois processos:

 

  1. O primeiro é a quebra dos ingredientes em partes como os óleos e gorduras (triglicerídeos) em ácidos graxos e glicerol, chamado de hidrólise. E da ionização da base forte utilizada, os hidróxidos de sódio ou potássio, que ocorre a partir da sua solubilização em água.

 

  1. O segundo é a reação dos produtos formados no processo anterior, para que a reação de saponificação se consolide para que no final forme a glicerina.

O sabão é o resultado da mistura de óleos e manteigas, com uma base alcalina e água, resultando em sabão + glicerina. A glicerina é um maravilhoso agente umectante que contribui para a hidratação da pele. 

A presença da glicerina  é um grande benefício do sabonete natural artesanal já que a indústria costuma remover a glicerina de seus sabonetes por ser este um ingrediente mais nobre e vendido separadamente.


2 Ingredientes

A escolha dos óleos e manteigas está relacionada às propriedades que se deseja conferir ao seu sabão. O mesmo se aplica à escolha dos óleos essenciais que podem ser usados não  apenas para conferir um aroma agradável como também para algum tratamento terapêutico. Com isso, dependendo dos ingredientes selecionados, você pode ter uma ação calmante, cicatrizante, aromática, entre outras.

Saboaria Natural

Outro ponto a ser avaliado é sobre a escolha do processo pelo qual a reação de saponificação se dará!

Veja abaixo as opções:

3 Processos

Cold Process – Processo a Frio

No Cold Process a reação de saponificação ocorre sem o fornecimento de calor durante o processo. A saponificação ocorre quando mistura-se o hidróxido de sódio com os óleos e manteigas. Nesse processo, o sabonete passa por um período longo de cura em torno de 30 a 45 dias para que a barra perca umidade.

Hot Process – Processo a Quente

No Hot Process é aplicado calor adicional à mistura de sabão. A reação química é a mesma, mas ocorre numa velocidade maior, além de haver a perda da umidade de forma acelerada permitindo que o produto final fique pronto para uso em bem menos tempo.

Devido ao calor adicional, o produto final tende a ter sua aparência mais rústica.

 

A dureza da barra assim como no Cold Process depende da seleção de óleos, da quantidade de água utilizada no processo e do tempo permitido para que a água se evapore da barra já finalizada.

  Nesse processo, o “superfatting” que são os óleos e manteigas presentes no sabão que foram precisamente calculados para “sobrarem” na reação de saponificação, são adicionados depois da  reação e por isso esse processo pode ser considerado mais adequado para a produção de sabonetes terapêuticos. 

Clique aqui e aprenda todo o passo a passo para fazer com maestria e segurança os processos da saboaria artesanal e natural 

Saboaria Natural

Sabonete transparente 

Sabonetes transparentes são feitos pelo método Hot Process, com alguns ingredientes como  álcool e glicerina adicionados em etapas durante o processo para tornar a massa do sabão transparente.

Qual a diferença entre sabonetes artesanais naturais e sabonetes artesanais feitos com bases prontas?

Em muitos sabonetes industriais, a glicerina é tipicamente removida, purificada e depois vendida para outros usos, incluindo alimentos, cosméticos e produção industrial diversa por ser  esse um ingrediente considerado mais nobre. 

Todos os sabonetes artesanais feitos sem pular etapas, incluindo todo o processo de saponificação, contém glicerina e por isso são todos tecnicamente “sabonetes glicerinados”.

Mas e as bases prontas?

Saboaria Natural

Em vez de fazer sabão a partir do zero, alguns fabricantes escolhem comprar bases de sabão prontas que são derretidas, adicionadas de cor, fragrância e outros ingredientes desejados e, em seguida, são derramados em moldes.

Existe uma facilidade maior em utilizar uma base de sabão pronta pois pula-se a etapa de fazer a reação de saponificação direcionando o processo apenas para a arte do sabonete, como cor, aromas e formatos.

Uma base de sabão pronta pode não ser um “verdadeiro sabão” podendo incluir detergentes sintéticos em totalidade ou como uma parte dos seus ingredientes. Dessa forma você nunca terá controle total do que a sua formulação contém.

Bases prontas podem conter também outras substâncias como o propilenoglicol (derivado do petróleo) dentre outros que podem ter um alto potencial irritante à pele além de não serem biodegradáveis. Sabões que contém ingredientes como esses podem ser classificados como artesanais mas não como naturais!

Como vimos, é possível produzir do zero um sabonete natural com ingredientes naturais e confiáveis. O grande benefício é que você pode escolher ingredientes de qualidade, naturais, vegetais que não agridem a pele nem o meio ambiente. 

Saboaria Natural
Saboaria Natural

Resultado da Saboaria na vida de algumas alunas:

Saboaria Natural

Artigo escrito por

Renata Franco

Renata Franco é engenheira química com mestrado pela UFMG. Durante o seu doutorado decidiu fundar a Cosmetologia Do Bem para mudar a forma como as pessoas escolhem e usam cosméticos.

Junte-se às mais de 400 MIL pessoas em nossas redes sociais

Todas as informações dispostas nesse site foram intensamente pesquisadas em referências científicas nacionais e internacionais.

@2016 Cosmetologia Do Bem - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade

GRUPO GRATUITO
EXCLUSIVO PARA
NOVIDADES

MAO-1