HOME

Cosméticos naturais

COSMÉTICOS NATURAIS:
Um mercado lucrativo!

COSMETOLOGIA DO BEM

Junte-se a mais de 300 mil mulheres que já participam do universo da cosmetologia do bem aprendendo conosco tudo sobre o mundo dos cosméticos naturais (é grátis)!

*Eu quero receber os e-mails e informações da CDB

Você anda pesquisando sobre cosméticos naturais e está em dúvida se vale a pena investir nesse ramo? 

Nesse artigo iremos trazer dados que comprovam o crescimento desse mercado tão lucrativo e vamos deixar 5 dicas para ajudar a sua marca a ter sucesso!

Serão abordados os seguintes tópicos:

O mercado de cosmético naturais

Esse mercado é um dos que mais crescem atualmente no mundo!

No final de 2020 a empresa de consultoria empresarial Boston Consulting Group realizou uma pesquisa com mais de 3 mil pessoas em oito países diferentes, e como resultado mostrou que 70% dos participantes estão mais conscientes do que estavam antes da pandemia da Covid 19 de que a atividade humana tem impactos  muito negativos no meio ambiente e toda essa degradação ameaça a qualidade de vida dos seres humanos. 

A pesquisa mostrou também que 75% dos entrevistados consideram as questões ambientais tão preocupantes quanto às questões de saúde!

Com isso, podemos concluir que essa alteração no comportamento dos consumidores ao escolherem marcas e produtos, afeta também o mercado de cosméticos. Aumentando a escolha por marcas mais conscientes, com produtos de composição natural e acondicionados em embalagens biodegradáveis.

Um dos principais fornecedores de pesquisa de mercado, a Future Market Insights (FMI), realizou um estudo que comprovou que o mercado de cosméticos naturais movimenta cerca de US$ 35 bilhões por ano. A projeção é que, em cinco anos, esse volume chegue a US$ 54,5 bilhões. E o Brasil é um mercado atraente para esses investimentos, já que possui uma grande riqueza natural de plantas para produção de matérias-primas, além de ser conhecido como o quarto maior consumidor mundial de cosméticos.

Abaixo 5 dicas para sua marca de cosméticos naturais se destacar e aumentar os lucros!

Com esse conhecimento você pode conquistar sua independência financeira!

1

Foco em construir uma marca de beleza duradoura

A maioria das pessoas que deseja empreender, tem dificuldade com as finanças e acabam empreendendo sem dar a devida atenção para essa área.

O lucro que você obtém com sua marca é a diferença entre seus custos totais e suas vendas totais. Parece óbvio, mas muitos iniciantes acabam deixando de fora alguns custos relevantes para avaliar com critério o bom desempenho do seu negócio. Nunca deixe de computar o valor da sua hora por exemplo. Pode ser que no início você não esteja fazendo retiradas da sua empresa, mas é importante manter a clareza que para a sua empresa rodar, é necessário arcar com os custos daquele mão-de-obra. Você constrói algo sabendo que em algum momento poderá se ausentar. 

Esse tipo de pensamento faz com que você entenda que é necessário sempre reinvestir na sua empresa, deixar ela cada vez mais independente. Apenas um cpf mata um cnpj. Do contrário, um cnpj pode ser imortal  ;-). 

2

Para ter lucro é importante saber precificar!

O custo total do produto inclui o custo de todos os elementos que compõem o produto (ingredientes, frasco, tampa, rótulo, caixa, etc.), bem como os custos de desenvolvimento associados ao desenvolvimento desse produto (como design, testes, equipamentos, etc).

Além disso, sua renda precisa cobrir não apenas seus Custos Totais do Produto, mas também todos os seus outros custos, como marketing, branding, fotografia, custos gerais de funcionamento do negócio (por exemplo, papelaria, telefone, computador, postagem), seu tempo e seu lucro.

Busque informações e estude a forma correta de como precificar um produto.

Assista a Aula a seguir:

Quais são os passos básicos para precificação dos seus cosméticos?

O Sebrae também dá dicas sobre precificação, além de dicas de como empreender no mercado de cosméticos naturais. 

Esse é um tema tão relevante, que o nosso curso completo de cosméticos naturais, o Programa Cosmetologia Do Bem, possui um módulo dedicado ao tema chamado Mercado de Cosméticos Naturais. Clique aqui para saber como aprender tudo o que você precisa para ter sua marca de cosméticos naturais lucrativa, duradoura e se destacando da concorrência.

Segundo o Sebrae é importante ressaltar que o princípio básico da lucratividade é gastar menos do que se ganha, já que ao gastar o mesmo, há somente a compensação, e gastar a mais, é operar no prejuízo.

A principais dicas para precificar um produto são: 

3

Fornecedores de qualidade

É importante selecionar fornecedores de qualidade para que seu produto seja de qualidade  e tenha uma boa rentabilidade. 

Nesse sentido, procure conhecer bem seus fornecedores. Fique atento ao modo de produção das matérias, se é realmente sustentável e tem os melhores insumos. 

Nós disponibilizamos um módulo dedicado ao tema para os nossos alunos chamado Guia de Fornecedores e Matérias-Primas! Com ele você aprende sobre cada matéria-prima e ainda recebe indicação de fornecedores! Saiba como se tornar aluno aqui!

Mais um cuidado relevante é saber negociar prazos de entrega e preços. Assim, o seu estoque fica sempre em dia e você não desagrada seus clientes.

Saiba administrar seu estoque

4

O estoque de uma empresa representa de forma palpável o dinheiro que ela possui, pois desse estoque sairá seus produtos e consequentemente o seu lucro. Uma má administração do estoque pode acarretar em perda de dinheiro. 

Por exemplo, no caso de uma matéria-prima vencer ou estragar você terá que descartá-la, sendo que ela te custou um investimento que não teve retorno. É o mesmo que jogar dinheiro no lixo. 

O importante na hora de administrar seu estoque é: 

Cosméticos naturais

Você não precisa de muito para criar um cosmético natural

5

Sabendo escolher bem suas matérias-primas e conhecendo seu público alvo, é possível iniciar seus testes com um custo de produção baixo.

Abaixo uma formulação para te inspirar a começar

Veja o que diz quem já aproveitou e começou também com as informações que disponibilizamos gratuitamente aqui na Cosmetologia Do Bem!

Cosméticos naturais

Vamos trazer aqui um exemplo de um ótimo produto natural para você começar a pôr a mão na massa, uma vela de massagem super cheirosa que além de perfumar o ambiente pode ser usada para massagear o corpo. Caso tenha interesse em mais receitas solicite nosso ebook de forma gratuita aqui.

Comece agora mesmo fazendo 7 receitas de cosméticos naturais

Cosméticos naturais

Vela de massagem

INGREDIENTES 

40g Manteiga de Ucuuba 

30g Óleo de Buriti 

0,18g ou 4 gotinhas de Óleo Essencial de Canela (extraído das folhas) 

Barbante e Ilhós 

MODO DE PREPARO

Passo 1. Prepare o recipiente onde será colocada a vela e corte o barbante conforme altura do recipiente escolhido. Em uma das extremidades do barbante, encaixe o ilhós. 

Passo 2. Derreta a manteiga em banho-maria 

Passo 3. Em seguida acrescente o óleo de buriti e o óleo essencial 

Passo 4. Despeje a mistura no recipiente que você preparou. Você pode levar à geladeira ou freezer para agilizar o resfriamento e endurecimento da sua vela. 

PRAZO DE VALIDADE 12 meses

POR QUE FUNCIONA - BENEFÍCIOS DA RECEITA

A Manteiga de Ucuuba possui alto ponto de fusão (53ºC), sendo ideal para utilizar em formulações sólidas. Tem ação anti-inflamatória, cicatrizante, revitalizante e antisséptica.

O Óleo de Buriti possui cor avermelhada devido aos altos teores de vitamina A (ou betacaroteno). Contém propriedades antioxidantes por ser fonte de carotenóides e é absorvido pela pele com facilidade. 

O Óleo Essencial de Canela possui aroma picante, bastante intenso e contém propriedades afrodisíacas o que o torna ideal para essa formulação.

É o curso ideal para te guiar na criação da sua própria marca de cosméticos naturais, conferindo autonomia para criar suas próprias formulações cosméticas.

Possui módulos que vão desde os princípios fundamentais da cosmetologia, passando por inúmeras formulações, guias de fornecedores, até o marketing e a criação da sua marca. 

6

Uma Trajetória​

Se inspire em nossas alunas que já fizeram essa trajetória, com o vídeo abaixo.

Cosméticos naturais

Artigo escrito por

Renata Franco

Renata Franco é engenheira química com mestrado pela UFMG. Durante o seu doutorado decidiu fundar a Cosmetologia Do Bem para mudar a forma como as pessoas escolhem e usam cosméticos.

Junte-se às mais de 400 MIL pessoas em nossas redes sociais

Todas as informações dispostas nesse site foram intensamente pesquisadas em referências científicas nacionais e internacionais.

@2016 Cosmetologia Do Bem - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade

GRUPO GRATUITO
EXCLUSIVO PARA
NOVIDADES

MAO-1