Veja os Tipos de Conservantes Nocivos Usados nos Cosméticos

by noreply

Os cosméticos industrializados são produzidos em larga escala e desenvolvidos por meio de fórmulas que possam garantir a durabilidade em prateleiras e segurança do produto frente a contaminações. Porém, muitas vezes, para que o prazo de validade seja garantido, são utilizadas substâncias que podem ser nocivas ao corpo. Portanto, é importante saber quais os tipos de conservantes mais comuns e como eles podem agir em seu organismo.

 

Se você ainda não conhece bem estes ingredientes, veja só este artigo que nós, da Cosmetologia do Bem preparamos para você!

Quais são os tipos de conservantes mais nocivos?

Ao olhar a fórmula de cosméticos sendo vendidos nas prateleiras, você encontra uma série de componentes mas que, provavelmente, não compreende o que muitos deles são. 

É possível que alguns estejam na lista de tipos de conservantes que são nocivos para a saúde do corpo. Por conta disso, é importante conhecê-los para evitá-los!

Parabenos

Facilmente encontrados em produtos capilares, os parabenos é um dos tipos de conservantes mais comuns entre os cosméticos.

Identificados pelas formulações metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, isobutilparabeno, butilparabeno, benzilparabeno, entre outros, eles são objetos de estudos por haver muitas preocupações em relação ao seu uso, dentre elas com o surgimento do câncer de mama.

 

Metilcloroisotiazolinona e metilisotiazolinona

Identificados pelas formulações metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, isobutilparabeno, butilparabeno, benzilparabeno, entre outros, eles são objetos de estudos por haver muitas preocupações em relação ao seu uso, dentre elas com o surgimento do câncer de mama.

Apesar de ser poderoso contra a criação de bactérias e fungos, o constante contato com metilcloroisotiazolinona e metilisotiazolinona pode ocasionar alergias na pele e dermatites.

 

Formaldeído

Também está presente em produtos do dia a dia, como shampoo, esmaltes, loções, bases entre outros. Tem uma forte ação antibacteriana e antifúngica, porém o seu uso pode estar associado a reações de irritação nos olhos e no sistema respiratório.

 

Como evitar essas substâncias?

Depois de conhecer três dos principais tipos de conservantes que são nocivos para a saúde do ser humano quando usados em grandes quantidades, você pode estar se perguntando como fugir dessas substâncias e garantir uma vida mais saudável.

Ao fazer as compras, leia sempre o rótulo. Inclusive, disponibilizamos para você um Manual para Compra Segura de Cosméticos gratuito que pode te ajudar muito na hora de escolher seu cosmético. Você pode baixá-lo aqui!

Uma outra ótima forma é fazendo os seus próprios cosméticos e nós te ensinamos como!

Levando uma vida mais natural e optando por fazer os seus próprios cosméticos, você pode certificar a procedência de todos os componentes e garante que não há nenhum elemento não-desejado em sua formulação.

 

Gostou de saber quais os tipos de conservantes mais perigosos? Então dê uma olhada na página do nosso curso do bem e se inscreva para aprender tudo sobre cosmetologia!

 

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?