Suco Verde Revitalizante

by Renata Franco

Já ouviu falar em milk facial? Nesse artigo vamos ensinar o passo a passo de uma formulação de cosmético natural sensacional e vamos explicar o que faz dela ser tão especial!

O milk facial é uma emulsão,  ou seja, é uma mistura de duas fases promovida através da presença de um emulsificante. 

Essa formulação é um verdadeiro suco verde para a pele do rosto, com ativos maravilhosos e revitalizantes! Funciona para todos os tipos de pele especialmente para peles oleosas e para pessoas que não gostam de um hidratante muito pesado e com aspecto pegajoso.

E quais ingredientes compõem esse milk facial?

Para facilitar o entendimento vamos separar os ingredientes em 3 grupos:

  • Ingredientes da fase oleosa
  • Ingredientes da fase aquosa
  • Ingredientes termolábeis

E quais ingredientes compõem esse milk facial?

Essa fase é composta por 4 ingredientes: emulgade, óleo de castanha da Amazônia, TACC e Cetiol Ultimate. Todos possuem afinidade com o óleo, ou seja, são lipofílicos.

Emulgade 68/50

O primeiro ingrediente é o Emulgade 68/50 conhecido também como Montanov 68, possui o INCI: Cetearyl Glucoside (and) Cetearyl Alcohol.

Responsável por formar uma emulsão suave e super compatível com a pele, não causando irritação em peles sensíveis. Promove a formação de cremes lamelares biomiméticos que apresentam a mesma estrutura lamelar como lipídios naturais da pele. 

É um emulsificante não iônico, fortalece os lipídios do estrato córneo e a barreira da pele consequentemente. É um conceito super moderno, inovador e eficiente em baixas dosagens.

Óleo de castanha da Amazônia

Esse óleo é um emoliente de média espalhabilidade, diminui a perda de água transepidérmica e reforça a barreira lipídica da pele.

TACC

Conhecido como Triglicérides de Ácido Cáprico-Caprílico também é um emoliente de média espalhabilidade, derivado do óleo de coco e de palmiste. Possui baixa viscosidade e boa fluidez por ser constituído de ácidos graxos de cadeia média completamente saturados. Devido a essa propriedade o Triglicérides de Ácido Cáprico Caprílico apresenta excelente facilidade de espalhamento.

Cetiol Ultimate

Emoliente de alta espalhabilidade é um éster, INCI Undecane (and) Tridecane, tem origem óleo de coco e palmiste, traz um efeito suave para formulação sem o sensorial gorduroso e é certificado pela ECOCERT.

Dica especial! O único ingrediente sólido desse grupo é o emulsificante que vai ser derretido inicialmente e depois serão acrescentados os outros ingredientes.
Isso porque não é interessante expor os ingredientes líquidos ao calor enquanto o emulsificante derrete. Dessa forma, assim que o emulsificante derreter vamos adicionar os líquidos no aquecimento por um breve momento para que todos fiquem na mesma temperatura.

Fase aquosa

Na fase aquosa nós temos 4 ingredientes hidrofílicos, ou seja, possuem afinidade com a água: água, zemea, extrato glicerinado de aloe vera e a goma tara.

Zemea

Zemea é um umectante com INCI propanediol, ideal para cosméticos, cuidados com a pele, cabelos e desodorantes. Uma ótima opção de substituição para glicóis à base de petróleo, como propilenoglicol e butilenoglicol em formulações.

Extrato Glicerinado de Aloe Vera

É um extrato que age como umectante por ser extrato glicerinado e também é ativo devido aos benefícios da aloe vera.

Ativo muito conhecido INCI Aloe Barbadenis Leaf Extract com ação anti inflamatória para a pele com acne e não tem aspecto gorduroso.
É também indicado para peles sensíveis e secas, para psoríase, enfisema.
Sem dúvida esse extrato traz muitas propriedades para esse milk facial.

Goma Tara

Esse espessante hidrofílico, é uma goma especial sem exigências de uso.

Ela pode ser solubilizada no extrato glicerinado e é estável em ampla faixa de pH. Ela traz uma estabilidade significante para emulsão agindo como co-emulsificante. 

Super dica! Solubilizar a goma tara no extrato ou no zema antes de adicionar na emulsão. É importante misturar a goma nos umectantes antes de colocar na emulsão para não formar grumos.

Fase termolábil

Nessa fase vamos adicionar os ingredientes que são sensíveis ao calor.
Nesta fase temos 5 ingredientes: Pantenol, spirulina, OE, vitamina E e spectrastat.

Goma Tara

É o nosso queridinho aqui na Cosme, utilizamos em várias formulações presentes nos cursos da Cosme! Uma ótima alternativa para o Bepantol Derma é a formulação Pantenol do Bem presente no tópico de cremes corporais no módulo Hidratantes do Programa Cosmetologia do Bem

É um ativo para produtos de cuidados da pele e cabelos. Tem ação hidratante, estimula a epitelização e exerce ações cicatrizante e anti-inflamatória.

Spirulina

É um extrato seco que muitas pessoas confundem com extrato de algas.
Na verdade, ela é uma cianobactéria filamentosa rica em micronutrientes, incluindo minerais, proteínas e vitaminas A, C e E.

Além disso, adiciona de forma natural uma cor verde linda para a formulação.

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda (Lavandula officinalis) possui alto teor de substâncias pertencentes ao grupo funcional éster como o acetato de linalila, que conferem ação tranquilizante, equilibrante e calmante.

Vitamina E

A vitamina E (INCI: Tocopheryl Acetate) tem ação antioxidante e retarda tanto a formação de peróxidos como a oxidação de lipídios.

Spectrastat

Um dos conservantes possíveis de ser utilizado em emulsão é o Spectrastat de INCI Caprylhydroxamic Acid (and) Caprylyl Glycol (and) Glycerin. Possui excelente eficácia como agente biostático e fungistático.

Mas quem faz parte de família Cosme no Programa Cosmetologia Do Bem pode consultar a tabela do módulo Conservantes do Bem e selecionar um dos conservantes indicados para emulsões, pois nessa tabela temos conservantes com diferentes indicações a depender do tipo de formulação seja ela, aquosa, oleosa, emulsão ou com presença de surfactante.

Bora colocar a mão na massa?
Formulação Suco Verde Revitalizante

Vamos fazer uma produção para 100g de Milk facial Aloe Vera & Spirulina

Modo de Fazer

Mistura A: pese a água e leve ao aquecimento até atingir 75-80 graus Celsius.

Mistura B: adicione os ingredientes sólidos e leve ao calor para liquefazer (emulgade 68/50).

Quando atingir 75-80 graus Celsius adicione o restante dos ingredientes da mistura B (óleo de castanha da Amazônia, TACC e cetiol ultimate).

Adicione a mistura A na mistura B para formar a emulsão. Misture bem até formar uma emulsão branca e estável.

Mistura C: disperse a goma nos umectantes e adicione na mistura anterior. Isso evita a formação de grumos. Faça uma boa homogeneização.

Por fim, adicione os ingredientes da Mistura C (spirulina, vitamina E, OE de Lavanda, Spectrastat).

Meça o pH e regule se necessário com solução de ácido cítrico para baixá-lo ou solução de hidróxido de sódio a 10% para aumentá-lo.

Modo de Usar

Aplique no rosto para uma hidratação leve sem toque pegajoso adicionando as propriedades suavizantes e regeneradoras dos ativos da formulação.

Essa e outras formulações faciais estão presentes no nosso curso completo Programa Cosmetologia do Bem!

Ele é um programa de formação que ensina através da metodologia 3P a criação de cosméticos naturais personalizados e únicos, seja para o seu uso pessoal ou para a criação de uma linha própria e completa para lançar a sua marca.

Gostou? Quer aprender mais formulações e se aprofundar na cosmetologia natural? Clique aqui ou nos chame no whatsapp!

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?