Shampoos Naturais e Orgânicos — Porque Escolher Esses Cosméticos Para Seus Cabelos

by Renata Franco

Existe uma enorme variedade de cosméticos para atuar na limpeza dos cabelos, mas é importante estar atento aos ingredientes utilizados na formulação para que não danifiquem os fios e o couro cabeludo.

Portanto, a melhor opção é investir em shampoos naturais e, preferencialmente orgânicos, que cumprem sua função e não causam reações agressivas.

Quer saber mais sobre esse tema tendo sempre o foco na cosmetologia e nos cosméticos naturais? Então continue lendo este artigo!

shampoos naturais e orgânicos

Qual a função de um shampoo?

O principal objetivo do uso do shampoo é limpar os fios, removendo a oleosidade excessiva, poluição, sujeira e outros resíduos acabam acumulados também no couro cabeludo.

Essa função de limpeza é relevante para manter o crescimento do cabelo, já que ela torna a superfície capilar mais apropriada para que haja um desenvolvimento saudável dos fios.

Por que usar shampoos naturais e orgânicos?

shampoos naturais e orgânicos

Quando se trata de limpar o couro cabeludo, o principal agente utilizado na formulação é um surfactante — também chamado de tensoativo.

A sua propriedade que permite a ação de limpeza é a de se ligar à água e à sujeira, para, então, conseguir removê-la de maneira efetiva.

Porém, os produtos convencionais têm em suas fórmulas ingredientes como o lauril sulfato de sódio, que pode ser bastante agressivo causando coceiras, alergias e também danificar os fios.

Por outro lado, os shampoos naturais e orgânicos têm como objetivo reduzir os impactos sobre a fibra capilar. Assim, os surfactantes adicionados são suaves e não causam irritação.

Como agregar propriedades ao shampoo?

A vantagem de produzir seus próprios cosméticos é que você tem a possibilidade de potencializar os efeitos do shampoo e selecionar ativos que atendam às suas necessidades específicas.

Além do fator de limpeza, é possível agregar ingredientes que auxiliam no tratamento dos fios de acordo com o que eles precisam naquele momento — hidratação, nutrição, entre outros.

shampoos naturais e orgânicos

Alguns dos ativos mais usados são:

  • óleo ou extrato de alecrim: reduz a coceira no couro cabeludo;
  • cafeína: aumenta a taxa de crescimento de cabelo;
  • ginseng vermelho: potencializa a proliferação de células, que aumentam a produção capilar;
  • mel: umectante;
  • manteiga de karité: um agente condicionante que promove melhor hidratação e maciez nos cabelos.

Para aprender a utilizar corretamente cada ativo na formulações, qual concentração utilizar e quais matérias-primas combinar, o ideal é que você faça um curso de cosméticos naturais.

Aqui na Cosmetologia Do Bem nós desenvolvemos uma metodologia única e eficaz para que você ganhe autonomia e aprenda a criar formulações e não apenas executa-las. Dessa forma você pode usufruir ao máximo do universos maravilhoso dos cosméticos naturais.

Gostou? Então aproveite para ler mais conteúdos como este aqui no site da Cosme!

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?