Shampoos Naturais e Orgânicos — Entenda Como Usar Esses Produtos Para Seus Cabelos

by Renata Franco

Existe uma enorme variedade de produtos que atuam na limpeza dos cabelos, mas é importante estar atento aos ingredientes utilizados na formulação para que não danifiquem os fios. Portanto, a melhor opção é investir em shampoos naturais e orgânicos, que cumprem sua função e não causam reações agressivas.

Quer saber mais sobre o tema? Então continue lendo este artigo!

Qual a função de um shampoo?

O principal objetivo do uso do shampoo é limpar os fios, removendo a oleosidade excessiva, poluição, sujeira e outros resíduos que podem acabar acumulados também no couro cabeludo.

Essa função de limpeza é essencial para manter o crescimento do cabelo, já que ela torna a superfície capilar mais apropriada para que haja um desenvolvimento saudável dos fios.

Por que usar shampoos naturais e orgânicos?

Quando se trata de limpar o couro cabeludo, o principal agente utilizado na formulação é um surfactante — também chamado de tensoativo.

A sua propriedade que permite a ação de limpeza é a de se ligar à água e à sujeira, para, então, conseguir removê-la de maneira efetiva.

Porém, os produtos convencionais têm em suas fórmulas ingredientes como o lauril sulfato de sódio, que é bastante agressivo e pode causar coceiras, alergias e danificar os fios.

Por outro lado, os shampoos naturais e orgânicos têm como objetivo reduzir os impactos sobre a fibra capilar. Assim, os surfactantes adicionados são suaves e não causam irritação.

Como agregar propriedades ao shampoo?

A vantagem de produzir seus próprios cosméticos é que você tem a possibilidade de potencializar os efeitos do shampoo. Além do fator de limpeza, é possível agregar ingredientes que auxiliam no tratamento dos fios de acordo com o que eles necessitam — hidratação, nutrição, entre outros.

Alguns dos ativos mais usados são:

  • óleo ou extrato de alecrim: reduz a coceira no couro cabeludo;
  • cafeína: aumenta a taxa de crescimento de cabelo;
  • ginseng vermelho: potencializa a proliferação de células, que aumentam a produção capilar;
  • mel: umectante;
  • manteiga de karité: um agente condicionante que promove melhor hidratação e maciez nos cabelos.

Em nosso curso, temos como objetivo ensinar a regra geral para o desenvolvimento de shampoos naturais e orgânicos, de modo que ele tenha a formulação ideal para o tratamento desejado pelo aluno.

Gostou? Então aproveite para ler mais conteúdos como este aqui no site da Cosmetologia do Bem!

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?