Qual o Melhor Momento para Começar a Cuidar da Pele?

by Renata Franco

Será que existe um momento certo para começar a cuidar da pele? Quem passou muito tempo sem dar a devida atenção às rotinas de cuidado pode ter dúvidas de quando e como adotar essas práticas para garantir a saúde de sua derme.

Veja só o que você precisa saber para ter uma pele saudável!

Existe um melhor momento para começar a cuidar da pele?

Se você percebeu que está com problemas relacionados a manchas, acne, oleosidade ou ressecamento, esse é o melhor momento para começar a cuidar da pele. Afinal, quanto mais você demorar para adotar uma rotina saudável, maior a probabilidade dessas condições se tornarem mais agravantes.

Entretanto, é importante lembrar que os cuidados com a derme não estão restritos apenas a quem apresenta algum tipo de problema. Mesmo que a superfície aparente estar hidratada, adicionar ao seu dia a dia algumas práticas de higienização tornarão essa sensação de saúde mais duradoura.

Quais os cuidados com a pele?

Você já compreendeu que o melhor momento para começar a cuidar da pele é agora. Mas como fazer isso? Conheça algumas práticas que podem ser usadas para iniciar a sua rotina de beleza!

Esfoliação

Mesmo que você lave o corpo regularmente com água e sabão, algumas partículas podem ficar presas entre as camadas da pele. A esfoliação cumpre o papel de estimular a remoção dessas substâncias que, quando acumuladas, podem provocar o entupimento dos poros.

 

 

Hidratação

O uso diário de um hidratante é essencial para manter a derme com aquele aspecto macio e suave. Para usar o produto com a formulação adequada, o recomendado é conhecer o seu tipo de pele — oleosa, seca, normal ou mista.

Para evitar o contato com substâncias como conservantes nocivos, uma ótima dica é adotar a cosmetologia natural, com formulações do bem e que não são prejudiciais ao corpo ou ao meio ambiente.

Uso de protetor solar

Este item não deve ser usado apenas quando você está planejando passar a tarde na praia ou na piscina. O uso diário é essencial, principalmente no rosto, que costuma estar mais exposto que o restante do corpo.

Mesmo que você não esteja diretamente debaixo do sol o dia inteiro, os raios UV são capazes de penetrar na pele e a falta de proteção pode, até mesmo, causar o surgimento do câncer de pele — que, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, representa 33% dos casos de tumores em todo o país.

Além disso, a prova viva dos danos do sol para a saúde na nossa pele é esse registro de um homem não identificado, de 69 anos, que passou 28 anos como caminhoneiro e, portanto, sendo atingido por raios solares na parte esquerda da face através da janela enquanto dirigia.

A diferença entre os dois lados do rosto dele é impressionante: na segunda metade, ele parece muito mais velho, o que mostra o efeito dramático e prematuro de envelhecimento que sol pode ter sobre a pele.

Gostou de saber qual o melhor momento para começar a cuidar da pele? Então continue lendo os artigos da Cosmetologia do Bem!

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?