Quais São os Riscos do Parabeno? Entenda!

by Renata Franco

Apesar de sua utilização ser comum na formulação dos cosméticos industrializados, os riscos do parabeno pode ser grandes quando usado com frequência no corpo humano. Por conta disso, é importante saber quais são os efeitos adversos que eles podem causar e as maneiras de evitar as substâncias relacionadas.

Entenda mais sobre o assunto com as informações que nós, da Cosmetologia do Bem, selecionamos para você!

O que é parabeno?

riscos do parabeno

Antes de conhecer os riscos dos parabenos, é preciso entender do que se trata. Esta substância química é utilizada nos cosméticos, medicamentos e alimentos desde 1923 devido a suas propriedades conservantes, ajudando os produtos a terem uma validade mais longa. Isso acontece porque ele é capaz de proteger a fórmula da proliferação de fungos e bactérias.

Os parabenos foram descobertos de forma natural, uma vez que esse componente pode ser encontrado em algumas verduras e frutas — pepinos, cenouras e cerejas, por exemplo —, sob a nomenclatura de ácido para-hidroxibenzóico (PHBA).

Quais são os riscos dos parabenos?

riscos do parabeno

Devido ao seu amplo uso em cosméticos, a substância passou a ser alvo de pesquisas. Apesar de ser muito útil para a indústria, os riscos dos parabenos para o corpo humano existem e foi atribuído, dentre outras coisas, ao surgimento de alguns problemas na pele.

Além disso, algumas pesquisas têm encontrado conexões entre o acúmulo de parabenos com o surgimento de câncer, em especial o de mama.

Por conta dos riscos, a resolução nº 79 do ano 2000 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu que essa substância só pode aparecer em quantidades de até 0,4% de forma individual e 0,8% no total.

Como evitar?

Ainda que os riscos dos parabenos apresentados nos estudos sejam preocupantes, ele continua sendo utilizado em uma série de produtos. Os cosméticos que mais contam com essas substâncias na formulação são shampoos, condicionadores, maquiagens, hidratantes, esmaltes e desodorantes.

Ao fazer suas compras, verifique se entre os componentes do produto que deseja adquirir estão:

  • methylparaben;
  • ethylparaben;
  • propylparaben;
  • butylparaben, entre outras variações.

riscos do parabeno

Você também pode baixar o nosso Manual para Compra Segura de Cosméticos, disponibilizado gratuitamente aqui.

Para garantir que este composto não irá chegar perto de seu corpo, é recomendável conhecer a cosmética natural e os benefícios de fazer seus próprios produtos de modo artesanal.

Gostou de conhecer os riscos do parabeno? Então leia mais artigos como este aqui no blog da Cosmetologia do Bem. Aproveite e conheça nosso curso de cosmetologia natural!

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?