Óleos Essenciais vs Óleos Vegetais

by [email protected]

Muitas pessoas confundem os óleos vegetais com os óleos essenciais. Mas é importante saber que eles são bem diferentes.

O óleo essencial é uma mistura complexa de compostos orgânicos voláteis específicos de uma determinada planta, de uma fonte botânica, que contribui para o seu aroma e sabor característico.

Eles são compostos por substâncias aromáticas, proporcionando as suas fragrâncias características. Essas substâncias são mais voláteis que as substâncias que compõem os óleos vegetais.

E, os óleos vegetais?

O que atribui propriedade aos cosméticos são os ativos. Então, uma flor “bruta”, ou seja, sem produzir seu extrato, que se coloca no sabonete, por exemplo, é meramente decorativa. Ou seja, não está contribuindo para a eficácia daquele cosmético. No entanto, no momento em que o líquido extrator é colocado em conjunto com a planta e produz um extrato vegetal, os ativos ficam disponíveis nos cosméticos quando utilizado este extrato.

Claro que não se pode fazer extrato de todas as plantas e vegetais. Deve-se atentar para a toxicidade deles.

Os óleos vegetais são extraídos de algum vegetal, como frutas por exemplo, e é formado por triglicérides e trigliceróis. São geralmente extraídos de sementes apesar de terem óleos extraídos de outras partes da planta.

Alguns exemplos de óleos vegetais são o óleo de abacate, óleo de linhaça e o óleo de coco.

Cada tipo de vegetal possui propriedades específicas e os óleos obtidos são utilizados para diversas finalidades, tais como alimentícias, cosméticas, combustíveis e terapêuticas.

Você pode conferir tudo nesse vídeo. É só clicar na imagem abaixo

Como você pode se aprofundar nesse universo?

Gostou de conhecer essa formulação simples de fazer, mas com resultados poderosos!? Então continue lendo os artigos no site da Cosmetologia do Bem!

Ensinamos não apenas formulações, mas todo o embasamento e explicação sobre os efeitos de cada substância para te ajudar a criar suas melhores formulações!

Por isso, nós ensinamos no Programa Cosmetologia Do Bem o que chamamos de “Regra Geral”. Essa regra é para que nossos alunos tenham autonomia em fazer suas próprias criações!

E você, quer fazer parte do nosso time do bem? Então, Acesse https://curso.cosmetologiadobem.com.br

Você pode colocar a mão na massa e aprender formulações de cosméticos naturais no nosso Guia gratuito. Para baixar acesse: https://ebook.cosmetologiadobem.com.br/

E participe do nosso grupo do Telegram para ficar mais próximo da gente. Porque lá você terá acesso a todas as informações que compartilhamos por lá! Então,  acesse: https://t.me/cosmetologiadobem, para participar!!

Mas não é só isso! Estamos também no Instagram: https://www.instagram.com/cosmetologiadobem

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?