Óleos Essenciais: Entendendo os Tipos

by Renata Franco

O tema Óleos Essenciais vem tomando uma espaço cada vez maior nas mídias. Isso muito devido a suas propriedades terapêuticas.
Você sabia que uma mesma planta pode produzir diferentes tipos de óleos essenciais?
Isso acontece porque diversos fatores ambientais como o clima em que essa planta se encontra, o solo em que foi plantada, a hora de sua colheita fazem com que as plantas modifiquem a sua estrutura química para que elas consigam se adaptar àquele ambiente. Ou seja, os aspectos ambientais influenciam no tipo de óleo essencial que uma mesma planta pode produzir.

Mas, como identificamos esses óleos essenciais?

Através dos quimiotipos, ou QT.

Os quimiotipos referem-se, justamente, a essa “variedade” genética da planta. Dessa forma, uma mesma planta pode possuir vários QT diferentes, ou seja, vários óleos essenciais diferentes, com propriedades ativas diferentes.

Nem todas as plantas possuem diferentes quimiotipos. Esse conceito de quimiotipos ou raças químicas foi introduzido por Pierre Franchomme em 1975.

Como identificar os quimiotipos (QT) nos OE?

 

Cada óleo essencial tem na sua especificação, no seu rótulo, escrito QT – e o nome da substância – Isso vai apontar para a substância de maior concentração que aquela planta tem.
Caso o quimiotipo não seja especificado, o consumidor pode estar comprando um óleo essencial com propriedade diferente daquela que está esperando. E, portanto, a sua formulação terá efeitos também diferentes do esperado.
Nesse caso, você pode entrar em contato com o fornecedor e perguntar qual é o quimiotipo daquele óleo específico.

E nós exemplificamos neste vídeo algumas plantas que produzem diversos óleos essenciais. Confira!!

 

Como você pode se aprofundar nesse universo?

Gostou de conhecer essa formulação simples de fazer, mas com resultados poderosos!? Então continue lendo os artigos no site da Cosmetologia do Bem!

Ensinamos não apenas formulações, mas todo o embasamento e explicação sobre os efeitos de cada substância para te ajudar a criar suas melhores formulações!

Por isso, nós ensinamos no Programa Cosmetologia Do Bem o que chamamos de “Regra Geral”. Essa regra é para que nossos alunos tenham autonomia em fazer suas próprias criações!

E você, quer fazer parte do nosso time do bem? Então, Acesse https://curso.cosmetologiadobem.com.br

Você pode colocar a mão na massa e aprender formulações de cosméticos naturais no nosso Guia gratuito. Para baixar acesse: https://ebook.cosmetologiadobem.com.br/

E participe do nosso grupo do Telegram para ficar mais próximo da gente. Porque lá você terá acesso a todas as informações que compartilhamos por lá! Então,  acesse: https://t.me/cosmetologiadobem, para participar!!

Mas não é só isso! Estamos também no Instagram: https://www.instagram.com/cosmetologiadobem

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?