O Que São Substâncias Químicas? Entenda o Ponto Crucial da Cosmetologia

by Renata Franco

Se você se interessa por cosmetologia tem que entender bem o que são substâncias químicas. Mais do que isso, precisa saber diferenciar as que são nocivas das saudáveis para garantir o controle do que você está consumindo no seu dia a dia.

Para te ajudar a compreender melhor este tema, neste artigo explicaremos de forma simples o conceito e como identificar o que faz bem ou mal para você!

O que são substâncias químicas, afinal?

Substância químicas são aglomerados de átomos e moléculas responsáveis pela criação da forma constante das matérias. Ou seja, tudo o que conhecemos no plano físico e material é resultado de reações químicas.

o que são substâncias químicas

Essas substâncias podem ser classificadas em:

  • elementos: são aquelas substâncias formadas por apenas um elemento químico, como Fe (ferro), O2 (oxigênio) e O3 (ozônio);
  • compostos: formadas por mais de um elemento químico, como H2O (água) e NaCl (cloreto de sódio);

Ainda é possível fazer a divisão quanto ao tipo de ligação. Existem as iônicas (doação de elétrons) e as moleculares (compartilhamento de elétrons), e em puras (com elementos e compostos) e impuras (com diferentes tipos composição de matéria).

A relação entre substâncias químicas e cosmetologia

Uma vez entendido o que são substâncias químicas, é preciso ter clareza que  algumas delas podem oferecer risco para o corpo humano, quando utilizadas em cosméticos.

As substâncias podem ser divididas entre:

o que são substâncias químicas

  • naturais: são as substâncias produzidas pela natureza e por seres vivos;
  • sintéticas: produzidas por meio de processos químicos não-naturais.

Em ambos os casos, é possível encontrar combinações moleculares que, ao entrarem em contato com o organismo, podem causar efeitos adversos.

 

Esse é o caso dos metais pesados, que apesar de serem produzidos de forma natural no meio ambiente — como cobre, chumbo, ferro, entre outros —, podem causar irritações. Entre os sintéticos, é comum encontrar, por exemplo, conservantes como os parabenos.

o que são substâncias químicas

Ainda assim, eles são muito utilizados em cosméticos industrializados, de modo que é preciso saber onde encontrá-los, ler o rótulo e, então, evitá-los.

Para garantir que você tem total controle das substâncias que são aplicadas em seu corpo, uma ótima alternativa é investir na cosmetologia natural e produtos feitos por você mesmo!

Gostou de saber o que são substâncias químicas? Então leia mais artigos em nosso blog! Aproveite e conheça mais sobre o curso da Cosmetologia do Bem!

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?