O Que São Metais Pesados e Como Eles Prejudicam a Sua Saúde?

by Renata Franco

Você sabe o que são metais pesados? Mesmo sendo comuns em nosso dia a dia, são bastante prejudiciais à saúde. Portanto, é sempre válido evitar o uso de cosméticos que tenham em sua fórmula esse tipo de componente para evitar problemas futuros.

Quer entender o que são, em quais tipos de produtos podem ser encontrados e as consequências dos metais pesados para os seres humanos? Então continue lendo este artigo!

O que são metais pesados e o que eles podem fazer no seu organismo?

Para compreender o porquê de serem ruins para o organismo, é preciso saber o que são metais pesados. Estes elementos químicos recebem essa denominação por serem categorias de metais mais densos e, portanto, com a capacidade de atrair algumas substâncias importantes do corpo, como enzimas e proteínas.

Por serem tóxicos, ao entrar em contato com o corpo, e em excesso, podem desencadear uma série de problemas de saúde, como irritações, condições especiais no sistema reprodutivo e nervoso e, até mesmo, câncer.

Quais são os tipos de encontrados em cosméticos?

Quem sabe o que são metais pesados e o seus danos para a saúde evita ao máximo o uso de produtos que contenham esse tipo de elemento em sua composição. Porém, é preciso saber como identificá-los nas embalagens de cosméticos e conhecer os seus nomes.

O chumbo é um dos mais conhecidos entre os tipos de metais pesados. Ele é muito utilizado entre os componentes de maquiagens e possuem caráter cumulativo — ou seja, se fixam e se reúnem no organismo. Assim, altos índices desse elemento estão muito ligados ao câncer, mau desenvolvimento cerebral e distúrbios relacionados ao comportamento.

Outro metal pesado bastante comum é o alumínio, encontrado, principalmente, em desodorantes e maquiagens. Sua ação bloqueia a liberação das toxinas por meio do suor e seu acúmulo pode influenciar no desenvolvimento do câncer de mama.

Cremes para a pele, especialmente os que prometem remover manchas, podem conter mercúrio — mais uma das substâncias que fazem mal ao organismo. A sua alta incidência está relacionada às condições renais e cerebrais e sua capacidade de instalação no corpo é alta.

 

Por isso, o ideal é o uso de cosméticos que não possuam elementos tóxicos em sua composição.

Gostou de saber o que são metais pesados e como eles prejudicam a sua saúde? Então leia mais artigos aqui na Cosmetologia do Bem.

Se você quer aprender a fazer os seus próprios cosméticos, confira nosso Curso de Cosmetologia Natural.

 

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?