Ingredientes Comedogênicos — Você Sabe o Que São?

by Renata Franco

Quem tem pele oleosa sabe que é preciso tomar cuidado na hora de escolher os cosméticos usados no rosto. Afinal, uma reação adversa pode causar o surgimento de bastante acne. Portanto, é importante saber o que são os ingredientes comedogênicos para evitar os produtos que os utilizam em sua formulação.

Confira tudo o que precisa saber com as informações que a Cosmetologia do Bem selecionou para você!

O que são comedões?

Antes de entender quais são os ingredientes comedogênicos, é preciso compreender o que é um comedão. Ele é um tipo de lesão na pele que antecede a acne, ou seja, trata-se de um poro entupido. Ocorre quando há a dilatação de um folículo pilossebáceo, por conta da oleosidade da pele e também chamado popularmente de cravo.

 

Existem dois tipos de comedões. São eles:

  • abertos: são conhecidos como o cravo preto, uma vez que a superfície ganhou uma cor escurecida devido ao contato dos ácidos graxos com o ar, provocando a oxidação;
  • fechados: estes são também chamados de cravo branco. O folículo pilossebáceo ainda não está muito dilatado e, por conta disso, não sofreu oxidação.

O que são os ingredientes comedogênicos?

Os ingredientes comedogênicos são, portanto, aqueles que estimulam a produção dessas lesões na pele por conta de suas propriedades inflamatórias. O uso constante dessas substâncias acaba entupindo os poros e aumentando o sebo na superfície da pele — e, por isso, os efeitos são mais aparentes em quem já tem problemas com oleosidade.

Escala de comedogenicidade

Para classificar os elementos usados na produção de cosméticos, foi desenvolvida uma escala de 0 a 5 que define o nível em que se encontram essas substâncias. Ela pode ser retratada da seguinte forma:

 

  • 0 – não causa comedões;
  • 1 – baixo nível;
  • 2 – razoavelmente baixo;
  • 3 – moderado;
  • 4 – razoavelmente alto;
  • 5 – alto.

Ingredientes comedogênicos para ficar de olho

Ainda que em cosméticos naturais, o uso excessivo de algumas substâncias, especialmente óleos, manteigas e ceras, pode causar a obstrução dos poros.

Tenha um cuidado especial com maquiagens e, sempre que puder, inclua a esfoliação em sua rotina para remover as impurezas acumuladas.

Gostou de saber sobre os ingredientes comedogênicos? Então leia mais artigos aqui no site da Cosmetologia do Bem!

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?