Gel creme para olheiras- Formulação Quatro Pilares – Receita de um cosmético natural

by Renata Franco

Nesse artigo vamos ensinar o passo a passo de uma formulação maravilhosa de um  cosmético natural para área dos olhos que chamamos de Quatro Pilares!

 Ao longo do artigo você vai entender o porquê desse nome.

A pele dessa região precisa de um cuidado muito especial por ser uma pele mais fina e sensível e fica mais evidente aos sinais do tempo.

Por isso, um creme para a área dos olhos precisa trazer os cuidados necessários e uma hidratação para que a pele adquira uma aparência mais radiante. Além disso, por ser uma pele fina ela fica mais translúcida ao sangue que circula favorecendo um escurecimento dessa região.

Outra ação muito importante de um creme para essa área é o efeito antioxidante, pois previne danos causados pelo envelhecimento, além de atrasar novos danos. Sendo assim, a formulação desse cosmético natural oferece um tratamento completo para a área dos olhos.
Gel creme para olheiras

O que essa formulação traz de benefícios para essa região: 

  • Hidrata profundamente
  • Estimula a síntese de colágeno para dar uma maior firmeza para a pele reduzindo rugas e linhas finas
  • Ameniza a pigmentação causada pelo excesso de melanina
  • Estimula a microcirculação da região

Estudo dos ingredientes

Essa formulação é uma emulsão. Logo, é composta por parte aquosa e parte oleosa que unidas pelo emulsificante selecionado formam uma emulsão.

Após definir qual tipo de produto e quais os benefícios, agora é definido os ingredientes e ativos. Nós, aqui da COSME, usamos o Protocolo 4Q para verificar a compatibilidade da formulação e a ferramenta da Regra Geral  para definir corretamente quais os os ativos e ingredientes da formulação!

Com a regra geral você consegue personalizar as formulações de cosméticos naturais ensinadas nos cursos da COSME ou criar uma formulação do zero! Essa ferramenta serve como parâmetro e te direciona na escolha dos ingredientes necessários para o tipo de formulação que você está produzindo.

Bora aprender mais sobre cada ingrediente?

Fase Oleosa 

  • Olivem 1000 é um emulsificante não iônico interessante para formulações suaves como uma formulação para área dos olhos.

É um emulsificante derivado natural do óleo de oliva, possui o aspecto second skin, que dá a sensação de uma segunda pele conferindo toque aveludado. Ele é peg-free, ou seja, sem petrolatos e também é certificado pela ecocert.

Aumenta a viscosidade e a estabilidade da formulação e, ao mesmo tempo, agrega em benefícios sensoriais agradáveis.

Gel creme para olheiras
  •  A lanolina vegana auxilia na estabilidade da formulação, também traz maciez e sedosidade para a pele e substitui a lanolina de origem animal para deixar a formulação vegana.
  • O óleo de amêndoa doce é um emoliente de média espalhabilidade muito importante para a formação do filme e maciez da pele.
Gel creme para olheiras
  • O cetiol cc ester não adiciona aspecto gorduroso, melhora a espalhabilidade e o aspecto da formulação melhorando o sensorial. 

Fase aquosa

A água é o solvente presente na fase aquosa. Pode-se utilizar água desmineralizada ou água destilada.

Agora vamos entender o porque a formulação desse cosmético natural carrega o nome de 4 Pilares. São os 4 ativos que sustentam a função dessa formulação!

  • O primeiro pilar é o d-pantenol, conhecido como pró vitamina B5. É um excelente regenerador cutâneo, hidratante, suavizante e calmante. Quem é da família COSME sabe o quanto nós amamos esse ativo que está presente em várias formulações para pele, como hidratantes e séruns.
  • O extrato de algas é o segundo pilar dessa formulação, que pode ser substituído pelo extrato de cúrcuma, café ou pepino que traz importantes contribuições de estímulo para a área dos olhos. Esse extrato possui ação emoliente, cicatrizante, remineralizante, suavizante e hidratante. 
  • O ácido hialurônico é o terceiro pilar e é indicado principalmente para melhorar o viço da pele, suavizando rugas e colaborando na manutenção do colágeno. Age também como lubrificante proporcionando uma aparência sedosa e suave no relevo cutâneo. Possui propriedades hidratantes e é um relevante agente higroscópico que atrai água para sua estrutura e mantém a água ajudando na manutenção do equilíbrio natural da pele.
  • Nosso quarto pilar é a niacinamida, conhecida como vitamina B3. Reduz a pigmentação e combate os radicais livres, aumentando a capacidade antioxidante da pele. Minimiza visivelmente a aparência das olheiras. A Niacinamida estimula a renovação celular e favorece a uniformização do tom da sua pele. Além disso, ele é antioxidante, previne o envelhecimento e ajuda a controlar a oleosidade excessiva.

Esse ativo é super versátil e é um queridinho da COSME e está presente também na formulação de desodorante sólido Detox Clareador

Modo de usar

Aplique na região dos olhos o gel-creme de textura leve e rápida absorção, pode ser usado de dia e à noite.

Gel creme para olheiras

Momento mão na massa!

Vamos fazer uma produção para 100g de gel creme para olheiras: Creme quatro pilares

Gel creme para olheiras
Gel creme para olheiras

Modo de Fazer

Mistura A: pese a água e leve ao aquecimento, quando atingir 75-80 graus Celsius adicione o pantenol e a niacinamida (**no vídeo adicionamos ao final, mas pode ser adicionada nesse momento também).

 

Mistura B: adicione os ingredientes sólidos e leve ao calor para liquefazer (olivem 1000, olivem vs feel e lanolina vegana).

Quando atingir 75-80 graus Celsius adicione o restante dos ingredientes da mistura B (óleo de amêndoa doce e cetiol CC).

Adicione a mistura A na mistura B.

Mistura C: misture a goma no extrato ZEA e adicione na mistura anterior.

Por fim, adicione os ingredientes da Mistura D (ácido hialurônico, vitamina E, OE de Lavanda, Spectrastat).

Meça o pH e regule se necessário com solução de ácido cítrico para abaixá-lo ou solução de hidróxido de sódio a 10% para aumentá-lo

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?