Extratos Botânicos

by Renata Franco

Os extratos botânicos, ou extratos vegetais são ingredientes de origem natural extraídos a partir de um solvente. Então, a sua base será sempre uma planta, um vegetal ou uma fruta e seu líquido extrator, que é o solvente.

De forma simples, os extratos vegetais são ativos que entregam as propriedades naturais para os cosméticos. Ou seja, são uma forma de você conseguir adicionar propriedades benéficas para o seu cosmético de uma forma natural.

Você pode conferir tudo nesse vídeo. É só clicar na imagem abaixo.

Mas, como obter esses benefícios?

O que atribui propriedade aos cosméticos são os ativos. Então, uma flor “bruta”, ou seja, sem produzir seu extrato, que se coloca no sabonete, por exemplo, é meramente decorativa. Ou seja, não está contribuindo para a eficácia daquele cosmético. No entanto, no momento em que o líquido extrator é colocado em conjunto com a planta e produz um extrato vegetal, os ativos ficam disponíveis nos cosméticos quando utilizado este extrato.

Claro que não se pode fazer extrato de todas as plantas e vegetais. Deve-se atentar para a toxicidade deles.

Qual a concentração dos extratos nos cosméticos para se ter benefícios reais?

A concentração de extratos botânicos recomendada em um cosmético natural para que ele seja benéfico a quem utiliza é de 2 a 5%. Hoje em dia, muitas empresas citam a existência de certos extratos em seus cosméticos se aproveitando desses benefícios. Entretanto, a concentração deles é tão pequena, que não é capaz de trazer uma diferença para o cosmético.

Combinando extratos botânicos no mesmo cosméticos.

É possível utilizar mais de um extrato na produção do mesmo cosmético. Entretanto, deve-se ter um bom senso na hora de usar a criatividade.

Primeiramente, lembre-se que utilizar uma concentração baixa de um extrato reduz sua eficácia e suas propriedades ficam prejudicadas. Dessa forma, é recomendado que se use de três a cinco extratos em concentração mínima de 0,2% de cada um.

Em uma conversa muito interessante e aprofundada que tivemos com a Ana Heemann, especialista nesse assunto e co-fundadora da Heide Extratos Vegetais, falamos sobre as restrições que existem ao se combinar dois ou mais extratos e como identificar que essa mistura não deu certo. Falamos detalhadamente sobre a extração e os líquidos extratores. E, claro, aprendemos a fazer uma formulação de extrato oleoso de camomila. Imperdível, não é mesmo? Assista ao vídeo no início do artigo 😉

Como você pode se aprofundar nesse universo?

Gostou de conhecer essa formulação simples de fazer, mas com resultados poderosos!? Então continue lendo os artigos no site da Cosmetologia do Bem!

Ensinamos não apenas formulações, mas todo o embasamento e explicação sobre os efeitos de cada substância para te ajudar a criar suas melhores formulações!

Por isso, nós ensinamos no Programa Cosmetologia Do Bem o que chamamos de “Regra Geral”. Essa regra é para que nossos alunos tenham autonomia em fazer suas próprias criações!

E você, quer fazer parte do nosso time do bem? Então, Acesse https://curso.cosmetologiadobem.com.br

Você pode colocar a mão na massa e aprender formulações de cosméticos naturais no nosso Guia gratuito. Para baixar acesse: https://ebook.cosmetologiadobem.com.br/

E participe do nosso grupo do Telegram para ficar mais próximo da gente. Porque lá você terá acesso a todas as informações que compartilhamos por lá! Então,  acesse: https://t.me/cosmetologiadobem, para participar!!

Mas não é só isso! Estamos também no Instagram: https://www.instagram.com/cosmetologiadobem

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?