Extratos Botânicos em Cosméticos Naturais

by Renata Franco

Os extratos botânicos, ou extratos vegetais são ingredientes de origem natural extraídos a partir de um solvente. Então, a sua base será sempre uma planta, um vegetal ou uma fruta e seu líquido extrator, que é o solvente.

De forma simples, os extratos vegetais são ativos que entregam as propriedades naturais para os cosméticos. Ou seja, são uma forma de você conseguir adicionar propriedades benéficas para o seu cosmético de uma forma natural.

Você pode conferir tudo nesse vídeo. É só clicar na imagem abaixo.

Mas, como obter esses benefícios?

O que atribui propriedade aos cosméticos são os ativos. Então, uma flor “bruta”, ou seja, sem produzir seu extrato, que se coloca no sabonete, por exemplo, é meramente decorativa. Ou seja, não está contribuindo para a eficácia daquele cosmético. No entanto, no momento em que o líquido extrator é colocado em conjunto com a planta e produz um extrato vegetal, os ativos ficam disponíveis nos cosméticos quando utilizado este extrato.

Claro que não se pode fazer extrato de todas as plantas e vegetais. Deve-se atentar para a toxicidade deles.

Qual a concentração dos extratos nos cosméticos para se ter benefícios reais?

A concentração de extratos botânicos recomendada em um cosmético natural para que ele seja benéfico a quem utiliza é de 2 a 5%. Hoje em dia, muitas empresas citam a existência de certos extratos em seus cosméticos se aproveitando desses benefícios. Entretanto, a concentração deles é tão pequena, que não é capaz de trazer uma diferença para o cosmético.

Combinando extratos botânicos no mesmo cosméticos.

É possível utilizar mais de um extrato na produção do mesmo cosmético. Entretanto, deve-se ter um bom senso na hora de usar a criatividade.

Primeiramente, lembre-se que utilizar uma concentração baixa de um extrato reduz sua eficácia e suas propriedades ficam prejudicadas. Dessa forma, é recomendado que se use de três a cinco extratos em concentração mínima de 0,2% de cada um.

Em uma conversa muito interessante e aprofundada que tivemos com a Ana Heemann, especialista nesse assunto e co-fundadora da Heide Extratos Vegetais, falamos sobre as restrições que existem ao se combinar dois ou mais extratos e como identificar que essa mistura não deu certo. Falamos detalhadamente sobre a extração e os líquidos extratores. E, claro, aprendemos a fazer uma formulação de extrato oleoso de camomila. Imperdível, não é mesmo? Assista ao vídeo no início do artigo extratos botânicos

Como você pode se aprofundar nesse universo?

Ensinamos não apenas formulações, mas todo o embasamento e explicação sobre os efeitos de cada substância para te ajudar a criar suas melhores formulações!

Por isso, aqui na Cosmetologia Do Bem, nós ensinamos  o que chamamos de “Regra Geral”.  Essa regra é para que nossos alunos tenham autonomia em fazer sua próprias criações! É uma metodologia exclusiva da Cosme e está presente em nossos cursos!

extratos botânicos

Você pode colocar a mão na massa e aprender formulações de cosméticos naturais no nosso Guia gratuito

E participe do nosso grupo do Telegram para ficar mais próximo da gente. Porque lá você terá acesso a todas as informações que compartilhamos por lá! 

Mas não é só isso! Estamos também no Instagram.

 

 

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?