Ervas Naturais em Cosméticos — Funções e Benefícios das Plantas

by Renata Franco

O uso de ervas naturais em cosméticos é uma prática milenar, uma vez que as plantas sempre foram utilizadas pelos seres humanos devido a suas diversas propriedades que beneficiam o corpo. Porém, você sabe como usá-las de forma mais assertiva? Confira algumas plantas que podem ser aplicadas na cosmetologia e quais as suas funções.

Conheça as propriedades das ervas naturais em cosméticos

ervas naturais em cosméticos A sabedoria sobre as aplicações das plantas para cuidar do corpo — seja por razões de saúde ou estética — sempre esteve muito ligada a povos antigos, que as utilizavam para diferentes finalidades que ajudavam os habitantes daquelas comunidades a suprir suas necessidades. Com o tempo, a indústria facilitou o acesso a diversos produtos que usamos em nosso dia a dia, mas tirou da maioria das pessoas o conhecimento de como funcionam as ervas naturais em cosméticos. Por isso, é importante retomar as práticas da confecção de seus próprios cosméticos e do entendimento de como agem determinadas plantas. Veja só algumas das mais utilizadas para potencializar produtos e as suas funções!

Lavanda

Quando se trata do uso de ervas naturais em cosméticos, a lavanda é uma das mais faladas! Seu uso é muito difundido através do seu óleo essencial. Além de propriedades benéficas para a pele e para o couro cabeludo — especialmente na hidratação —, tem um aroma muito agradável e com inúmeras propriedades terapêuticas sendo amplamente difundida da aromaterapia. ervas naturais em cosméticos

Chá verde

Essa planta pode ser utilizada na formulação de diversos cosméticos desenvolvidos para a pele, uma vez que possui propriedades antioxidantes, adstringentes e anti-inflamatórias.

Aloe Vera

Conhecida popularmente como babosa, essa planta é utilizada há milênios para fins medicinais e cosméticos. A aloe vera está associada a ações hidratantes, anti-inflamatória, anti-acne e cicatrizante, podendo ser usada tanto no cabelo quanto na pele. ervas naturais em cosméticos

Camomila

Popular por conta de seus efeitos calmantes, é uma ótima erva natural para ser adicionada em cosméticos. Geralmente é utilizada em produtos de cabelo, embora também seja muito útil para tonificar e purificar a pele.

Jojoba

A jojoba fornece uma cera, muitas vezes confundida com óleo. É bastante conhecida por possuir agentes condicionantes tanto para o cabelo quanto a pele. Além disso, suas propriedades são similares ao sebo natural humano, servindo como uma ótima forma de fazer a reposição causada pelo uso de substâncias que causam o ressecamento. Fizemos um post em nosso insta dedicado à jojoba! Se quiser saber mais só acessar:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O óleo de jojoba não é um óleo, mas uma cera líquida natural 💡 Apesar de seu custo mais elevado em relação a outros óleos, o óleo de jojoba possui um ótimo desempenho tanto utilizado puro ou como um componente em formulações para a pele e cabelos Seu bom desempenho para a pele se deve, principalmente, a sua estrutura molecular ser muito semelhante ao nosso sebo natural e, por isso, sua compatibilidade com ela é muito boa. Além disso, ele também contém compostos anti-inflamatórios que podem ajudar em diversas condições de pele. Suas principais vantagens são sua boa adaptação com todos os tipos de pele sem deixar aquela sensação gordurosa que alguns óleos deixam. Em para formulações capilares ele é doador de brilho, restaurador, estimulante do crescimento dos cabelos e no tratamento da caspa. Diminui o excesso de oleosidade do couro cabeludo, agindo como regulador das secreções glandulares. Você conhece o óleo de jojoba? Queremos saber sua experiência! Quer aprofundar mais nesse universo maravilhoso da Cosmetologia Do Bem? Participe na nossa Maratona nos dias 19 de agosto a 02 de setembro! Clique para se inscrever ou acesse o link: https://timedobem.cosmetologiadobem.com.br #cosmetologiadobem #trabalhoeproposito #cosmeticosnaturais #empreendedorismofeminino #cosmeticosorganicos #facavocemesma #vidanatural #vidasaudável #slowbeauty #belezanatural

Uma publicação compartilhada por Cosmetologia Do Bem (@cosmetologiadobem) em

Gostou de saber dos benefícios de algumas plantas em cosméticos? Então leia mais artigos aqui na Cosmetologia do Bem! Se pretende ter mais conhecimentos sobre o assunto para desenvolver seus próprios produtos, conheça o nosso curso e inscreva-se para a lista de espera!

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?