Entenda Como o Plástico Degrada o Ambiente

by Renata Franco

As campanhas de conscientização quanto ao uso de elementos que agridem a natureza se tornam cada vez mais frequentes, uma vez que estudos comprovam que é preciso mudar algumas de nossas atitudes e formas de consumo para preservar o planeta. Uma das formas de fazer a sua parte é entender como o plástico degrada o ambiente e o que fazer para reduzi-lo.

Como o plástico degrada o ambiente?

Antes de entender como o plástico degrada o ambiente, é importante conhecer melhor essa matéria. Formado por polímeros sintéticos derivados do petróleo, o plástico se tornou um dos itens mais úteis para o ser humano desde a sua criação, no início do século XX.

Pode ser transformado em embalagens, sacolas e até mesmo aparecer na composição de vestimentas, calçados e acessórios em geral. Em nosso dia a dia são encontrados nos tipos:

como o plástico degrada o ambiente

  • PET: garrafas de bebida e frascos de produtos de limpeza;
  • PVC: tubos de encanamentos e sapatos;
  • PP: materiais cirúrgicos como a seringa e utensílios domésticos como cabides;
  • PEBD: sacos e lonas;
  • PS: utensílios descartáveis e embalagens;
  • PEAD: embalagens de cosméticos e produtos químicos
  • PU: peças industriais e solados de calçados.

Então, como o plástico degrada o ambiente? Existem dois aspectos principais que tornam o uso desse material prejudicial ao nosso planeta. São eles:

como o plástico degrada o ambiente

Composição

Como dissemos anteriormente, a matéria-prima do plástico é o petróleo. O processo de extração, transporte e refino desse composto de hidrocarbonetos pode causar danos ao meio ambiente — como vazamentos ou emissão de poluentes.

 

Decomposição

Depois de usados, os plásticos são dispensados pelos seres humanos. Porém, isso não significa que ele deixa de existir. De fato, estima-se que o seu processo de decomposição demore, pelo menos, 400 anos. A maioria desses restos acabam indo para os oceanos, causando um profundo impacto na vida marinha.

Como contribuir para a redução da degradação da natureza?

Se você já entendeu como o plástico degrada o ambiente, é importante pensar em alternativas que podem ajudar a reduzir esses impactos.

A recomendação geral é que evite ao máximo consumir itens nesse material. Invista na substituição de itens descartáveis, como copos, por aqueles feitos de materiais duráveis e que se decompõem mais rápido.

como o plástico degrada o ambiente

Outro ponto a ser considerado é promover a reutilização. Ao invés de jogar fora, procure uma nova finalidade para aquele item que pode fazê-lo durar mais e evitar o uso de novos produtos.

sustentabilidade na indústria cosmética também vem tentando encontrar meios para essa  redução. Uma forma de ajudar é com a confecção de seus próprios cosméticos , pois assim você irá reduzir drasticamente o seu consumo de novas embalagens e não irá incentivar a produção de inúmeras recipientes  que serão descartadas em pouco tempo.

Gostou de saber como o plástico degrada o ambiente? Então não deixe de ler mais artigos aqui no site da Cosmetologia do bem!

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?