tipos de cosméticos naturais

HOME

Diferentes tipos de cosméticos naturais

COSMETOLOGIA DO BEM

Junte-se a mais de 300 mil mulheres que já participam do universo da cosmetologia do bem aprendendo conosco tudo sobre o mundo dos cosméticos naturais (é grátis)!

*Eu quero receber os e-mails e informações da CDB

Conhecer os diferentes tipos de cosméticos naturais abre um leque de possibilidades para você!

 

Se você já nos acompanha, sabe que   os cosméticos naturais estão em alta e o mercado está em constante crescimento!

 

Mas, se você é novo por aqui, não deixe de conferir os artigos em que abordamos com detalhes sobre a expansão do mercado de cosméticos e as oportunidades que te aguardam nele!

Existem vários tipos de cosméticos para diferentes finalidades.

A cosmetologia natural é uma alternativa de cuidado que, além de trazer benefícios para o consumidor, também reduz o impacto negativo para o meio ambiente. 

 

Tópicos que vou abordar neste artigo:

Muitas pessoas estão formulando seus próprios cosméticos, selecionando ingredientes, personalizando conforme a necessidade e, com isso, produzindo cosméticos artesanais e minimalistas. 

Os cosméticos naturais se baseiam em três pilares principais: 

tipos de cosméticos naturais


Vamos agora discorrer sobre as possibilidades no universo dos cosméticos e suas particularidades:

1

Cosméticos para os Cabelos

O cabelo é uma estrutura fascinante, composta de diferentes camadas, ligações químicas e aminoácidos (proteínas) e é importante conhecê-las para entender as necessidades dos cuidados capilares.

Aprender a fazer produtos naturais para o cabelo é uma jornada empoderadora. Com a devida orientação, é possível projetar produtos exclusivos, funcionais e seguros.

Para começar a produzir seu próprio cosmético o ideal é começar por produtos mais simples. Dito isto, a formulação de cuidados capilares requer algumas habilidades básicas e conhecimento sobre cosmetologia. Portanto, se você nunca criou uma emulsão antes, aconselhamos se aprofundar no mundo da cosmetologia natural através de um curso.

A formulação de cuidados capilares precisa de uma abordagem sistemática e um pouco diferente e de uma compreensão da fisiologia do cabelo.

Quanto mais saudável for o couro cabeludo, mais saudável será o cabelo e, consequentemente, melhor o crescimento capilar. O uso de ingredientes à base de plantas, como extratos e óleos vegetais, pode fornecer satisfatória nutrição ao couro cabeludo.

Um aspecto importante de se observar nas formulações para cabelos é o pH. 

O pH dos fios de cabelo variam de 4,2 a 5,8 e o couro cabeludo vai de 3,8 a 5,6 e, por isso, é importante usar shampoos levemente ácidos para manter o equilíbrio dos fios. 

Quando temos um pH mais ácido ocorre o fechamento das cutículas do fio. O pH elevado (alcalino) faz com que essas cutículas se abram deixando o cabelo com mais frizz e mais ressecado.

tipos de cosméticos naturais

Na indústria cosmética, cremes hidratantes e condicionadores em geral tendem a ter seu pH em torno de 3,5 a 4,5. Porém, quanto mais baixo é esse número, mais ácido o produto é, portanto, mais ele vai agir no condicionamento das cutículas do fio. 

Existem também shampoos com um pH mais baixo dos que os convencionais (pH de 5,5 por exemplo), isso para não abrir muito as cutículas e evitar o ressecamento e o frizz, por exemplo.

Além de shampoo e condicionadores, existem vários outros tipos de produtos para tratamento capilar. Trouxemos aqui alguns exemplos: 

Leave in: A tradução literal significa “deixar”, é um finalizador sem enxágue, indicado para ser aplicado nos cabelos limpos, para deixá-los alinhados/modelados.

Booster Capilar: é um composto rico em vitaminas e aminoácidos essenciais para o cabelo. Sua aplicação tem o intuito de recuperar cabelos enfraquecidos e a queda dos fios.

Máscara de Tratamento: é usada como tratamento para os cabelos, principalmente para aqueles mais danificados e ressecados. Mas todos os tipos de cabelos podem se beneficiar com um cronograma capilar e um tipo de máscara adequada, seja ela de hidratação, reparação ou nutrição. As máscaras no geral agem nos fios trazendo mais força e proteção, além de outros benefícios.

Reparador de pontas: Como o próprio nome já diz, ele é um finalizador que deve ser aplicado nas pontas do cabelo. E serve para selar e combater pontas duplas.

Protetor térmico: Este produto protege a fibra capilar contra os danos do calor, portanto é essencial na rotina de quem usa secador, chapinha, babyliss, pois podem deixar os fios ressecados e quebradiços.

tipos de cosméticos naturais

Cosméticos para o Rosto

2

tipos de cosméticos naturais

Pele Mista: apresenta características tanto de pele seca quanto oleosa. A área com mais óleo é geralmente a zona T (testa, nariz e queixo), enquanto a pele das bochechas é normal ou seca.

Pele Oleosa: a pele oleosa tem uma aparência porosa, úmida e brilhante. É causada pela produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas, e geralmente é determinada por causas genéticas e/ou hormonais. É frequente em adolescentes e jovens com menos de 30 anos e geralmente está relacionada com a ocorrência de acne.

Pele Seca: em muitos casos, a pele seca é causada por fatores externos, como clima, baixa umidade do ar e imersão em água quente, e geralmente é temporária. No entanto, para algumas pessoas, pode ocorrer com mais frequência e até ser uma condição para toda a vida. A pele seca, por ter o seu manto hidrolipídico comprometido, fica mais suscetível à algumas doenças de pele, como eczema, e algumas infecções, se não for tratada adequadamente.

Pele Normal: as distribuições das glândulas sebáceas e sudoríparas na pele normal são homogêneas. Sendo assim, essa pele não possui excesso de oleosidade e nem de ressecamento. É caracterizada como uma pele equilibrada e com poros pouco visíveis.

Assista essa aula imperdível:

Identificando o tipo de pele é mais fácil buscar por produtos que tenham os ativos indicados. Abaixo vamos listar alguns ativos e seus benefícios: 

Ácido hialurônico: é um poderoso umectante (hidratante) natural, o que significa que ele pode absorver e sustentar até 1.000 vezes o seu peso na água. Isso ajuda a reduzir a aparência de rugas e linhas finas, além de aumentar o brilho.

Niacinamida: tem potencial antioxidante, melhora a função da barreira epidérmica, melhora a aparência de hiperpigmentação, melhora a elasticidade da pele e linhas finas. Dependendo da formulação, a niacinamida pode ter uma grande possibilidade de usos estimulando, inclusive, a renovação das células da pele.

Aloe Vera: é um ativo muito hidratante, também conhecido como babosa. Essa planta é muito comum no Brasil e tem um alto poder de hidratação, sendo largamente utilizada em cosméticos com essa finalidade.

ALFA BISABOLOL: apresenta propriedades antissépticas, bactericidas e antimicóticas sendo indicado em casos de pequenas lesões cutâneas, inflamações leves e queimaduras. É também indicado para produtos cosméticos infantis, para cremes de peles delicadas, loções pós sol, pós-barba, pós-depilação e protetores labiais.

BEAUTIFEYE™ (INCI Name: Glycerin (and) Albizia Julibrissin Bark Extract (and) Darutoside): Reduz rugas, bolsas e sinais de fadiga na área dos olhos.

PRODIZIA™ (Albizia julibrissin extract): recentemente o Brasil literalmente “despertou” para o assunto MELATONINA, diversos estudos foram publicados não apenas no que se refere a suplementos orais, mas principalmente a influência da melatonina na pele e seus anexos. Esse ativo é um precursor endógeno de melatonina para a pele, é um extrato padronizado da Albizia julibrissin conhecida como “seda da Pérsia”. PRODIZIA® inspira o desenvolvimento de produtos para a tendência BEAUTY SLEEP (mimetiza na pele os benefícios de uma noite bem dormida). É indicada para produtos com conceito anti fadiga e produtos anti aging em geral com foco na síntese de matriz extra celular com qualidade. É potencializador de tratamentos despigmentantes e indicada também para tratamentos capilares no combate a alopécia androgenética (inclusive feminina).

Cosméticos para o Corpo

3

Uma pele bem cuidada é caracterizada como lisa, macia e sedosa. Ter uma pele assim é objetivo de muitas pessoas. Existem hábitos diários e produtos naturais que podem ajudar a alcançar e manter a pele bonita e saudável.

Manter a hidratação é uma parte muito relevante! Uma pele saudável deve ser bem hidratada e isso vale para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas. A hidratação é responsável pela reposição da água da pele e deve ser feita pela ingestão de líquidos e também com a aplicação de loções, cremes, etc.

A pele hidratada cumpre melhor suas funções de proteger o corpo contra atritos, patógenos, perda excessiva de água e ajuda manter a temperatura do corpo regulada.

Por outro lado, a desidratação deixa a pele mais vulnerável a agressões externas como frio, calor e poluição e favorece também  o aumento da produção de sebo. Então, apesar de ser contra intuitivo, hidratar uma pele oleosa pode ser muito importante. A oleosidade excessiva é, na verdade, uma compensação do corpo para suprir a falta de hidratação.

Você pode começar fazendo o seu próprio chantilly corporal, o que acha? Só baixar nosso livro de receitas de cosméticos gratuito:

Comece agora mesmo fazendo 7 receitas de cosméticos naturais

tipos de cosméticos naturais
tipos de cosméticos naturais

Artigo escrito por

Renata Franco

Renata Franco é engenheira química com mestrado pela UFMG. Durante o seu doutorado decidiu fundar a Cosmetologia Do Bem para mudar a forma como as pessoas escolhem e usam cosméticos.

Junte-se às mais de 400 MIL pessoas em nossas redes sociais

Todas as informações dispostas nesse site foram intensamente pesquisadas em referências científicas nacionais e internacionais.

@2016 Cosmetologia Do Bem - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade

GRUPO GRATUITO
EXCLUSIVO PARA
NOVIDADES

MAO-1