Desvendando Rótulos: Iluminador Líquido Rare Beauty

by Renata Franco

O mundo da beleza está sempre em busca de cosméticos inovadores que realcem nossa aparência natural. Um desses produtos é o iluminador líquido Rare Beauty, que promete iluminar o rosto de forma sublime. Neste artigo, iremos explorar os benefícios e desvendar os ingredientes presentes na composição do famoso iluminador da marca da Selena Gomez, sob a perspectiva da cosmetologia natural.

Principais benefícios do Iluminador Rare Beauty

Uma das principais vantagens desse iluminador é sua versatilidade. Ele pode ser usado de diversas maneiras para criar diferentes looks. Você pode aplicá-lo diretamente na pele antes da base para um brilho suave e radiante, misturá-lo com sua base líquida para um acabamento luminoso ou até mesmo usá-lo como iluminador líquido tradicional, aplicando-o nas áreas desejadas após a base. Essa versatilidade oferece inúmeras opções para explorar e criar efeitos personalizados.

Iluminador Líquido Rare Beauty

Um ponto importante a ser observado é a relação custo-benefício. Importante considerarmoos o preço do produto em relação à quantidade fornecida. Em comparação com outros iluminadores líquidos disponíveis no mercado, o Iluminador Rare Beauty tende a ter um custo mais elevado. Isso pode ser um fator limitante para consumidores com orçamento mais restrito ou que procuram opções mais acessíveis.

Um cosmético natural formulado com ingredientes nutritivos, como extratos botânicos e agentes hidratantes. Além de iluminar, ele também cuida da sua pele, oferecendo benefícios adicionais de hidratação e nutrição.

Desvendando os ingredientes

Vamos desvendar os ingredientes listados no rótulo do Iluminador Rare Beauty sob a ótica da cosmética natural. É importante considerar a origem e a sustentabilidade desses ingredientes.

Ao analisar os ingredientes, encontramos uma mistura de compostos que requerem uma avaliação cuidadosa para determinar sua conformidade com as certificações de cosméticos naturais.

Para facilitar essa análise vamos separar os 18 ingredientes do Iluminador nas 6 principais funções que eles desempenham. 

Emoliente

Isododecane, Hydrogenated Polyisobutene, Octyldodecanol, Dimethicone, Caprylic/Capric Triglyceride (TACC), Helianthus Annuus Seed Oil (óleo de girassol). 
Espessante lipofílico ( regulador de viscosidade) 
Hydrogenated Olive Oil Unsaponifiables, Hydrogenated Styrene/Isoprene Copolymer, Polyhydroxystearic Acid

Emulsificante

Lecithin, polyglyceryl-3 polyricinoleate

Ativos

Gardenia Florida Fruit Extract, Nelumbo Nucifera (Sacred Lotus) Flower Extract, Nymphaea Odorata Root Extract

Pigmentos

Mica

Antioxidante

Pentaerythrityl tetra-di-t-butyl hydroxyhydrocinnamat

1. Emolientes

Conferem maciez à pele e forma um filme na pele. Esse filme funciona como uma barreira diminuindo a perda de água transepidérmica.

Iluminador Líquido Rare Beauty

Isododecane

É um emoliente de origem sintética volátil de alta espalhabilidade, não traz um aspecto oleoso para a formulação e proporciona uma textura suave.

Hydrogenated Polyisobutene

O hydrogenated polyisobutene é um ingrediente utilizado como emoliente de alta espalhabilidade e para melhorar a hidratação da pele. Ele é um ingrediente derivado do óleo mineral, e o óleo mineral é obtido da destilação do petróleo.

Octyldodecanol

O octyldodecanol é um álcool graxo utilizado como agente emoliente de média espalhabilidade e condicionante da pele. Pode ser sintético ou derivado de fontes naturais.

Dimethicone

É um silicone utilizado como agente de textura e também para melhorar a suavidade do produto. Atua como um hidratante profundo. O derivado da sílica é um produto mineral.

A grande questão do silicone é ambiental.  Com o uso exacerbado desse ingrediente não há tempo hábil para que ele passe pelo processo de biodegradação e assim gera um acúmulo que contribui para a poluição do meio ambiente.

Caprylic/Capric Triglyceride

O caprylic/capric triglyceride é um éster de ácidos graxos, proveniente do óleo de coco utilizado como agente emoliente de alta espalhabilidade e para melhorar a hidratação da pele.

Helianthus Annuus (Sunflower) Seed Oil

É um óleo obtido das sementes de girassol, utilizado como agente emoliente e também para fornecer um potencial antioxidante e hidratante.

2. Espessantes lipofílicos

Aumentam a viscosidade da formulação. Alguns ingredientes podem agir também como emoliente.

Hydrogenated Olive Oil Unsaponifiables
O hydrogenated olive oil unsaponifiables é o óleo de oliva hidrogenado e não saponificável. É um ingrediente utilizado como espessante e também como emoliente melhorando a hidratação da pele.

Mas o que é um produto hidrogenado? A hidrogenação é um processo químico de adição de hidrogênios com o objetivo de trazer mais estabilidade para os ingredientes oleosos, minimizando alguns problemas como a rancificação.  Por isso é importante adicionar antioxidante em formulações que possuem ingredientes oleosos não hidrogenados como nas formulações de cosméticos naturais.

Hydrogenated Styrene/Isoprene Copolymer
É um polímero utilizado para aumentar a viscosidade da formulação e para melhorar a aderência do produto na pele.

Polyhydroxystearic Acid
O polyhydroxystearic acid é um ácido graxo utilizado como emoliente e espessante. Pode ser sintético ou derivado de fontes naturais.

3. Emulsificante

Age na junção de duas fases que não se misturam naturalmente, como o óleo e a água. Alguns ingredientes podem também ter a função emoliente.

Lecithin
A lecitina é um emulsificante muito utilizada em emulsões A/O: água em óleo. Nessas emulsões temos uma maior quantidade de óleo comparado à quantidade de água. A lecitina é geralmente aprovada por certificadoras naturais, desde que seja obtida de fontes naturais e não seja processada com solventes químicos

Iluminador Líquido Rare Beauty

Polyglyceryl-3 Polyricinoleate
O polyglyceryl-3 polyricinoleate é um emulsificante utilizado para ajudar na estabilidade e textura do produto, deixando uma sensação suave na pele. Ele é obtido de óleos vegetais como óleo de rícino.

4. Ativos

Os ativos em uma formulação é uma parte super importante pois com eles você pode trazer apelos maravilhosos ao produto. Para ajudar os alunos da Cosme, nós criamos o personalizador Cosme. Com os ativos conseguimos trazer propriedades específicas para aquilo que você deseja.

Você sabe como selecionar um ativo cosmético para adicionar em uma formulação? Não? Ensinamos nesta aula:

Gardenia Florida Fruit Extract
É um extrato obtido dos frutos da gardenia florida. Possui alta concentração de flavonoides e ácido ferúlico, utilizado como agente condicionante da pele e para fornecer benefícios antioxidantes. Essa ação antioxidante está relacionada com ações pró-aging ou antiaging, pois age contra os radicais livres da pele.

Iluminador Líquido Rare Beauty

Nelumbo Nucifera (Sacred Lotus) Flower Extract
O nelumbo nucifera flower extract é um extrato obtido das flores do lótus sagrado, utilizado como agente tonificante, antiaging e estimulante. 

Iluminador Líquido Rare Beauty

Nymphaea Odorata Root Extract

Nymphaea odorata root extract é um extrato obtido das raízes do nenúfar, utilizado como agente condicionante da pele e para fornecer benefícios hidratantes e suavizantes.

Iluminador Líquido Rare Beauty
Entenda mais sobre extratos botânicos e todos os seus benefícios nessa aula, com a Ana Heemann, farmacêutica e cofundadora da Heide Extratos Vegetais, https://www.youtube.com/watch?v=GSg6ik_ICgkVídeo de extratos . 

5. Pigmento

Mica 

É um mineral usado para conferir brilho e luminosidade ao iluminador.
A mica é um ingrediente natural, geralmente obtido de fontes minerais, como rochas. A mica é comumente aprovada por certificadoras naturais, desde que seja extraída de forma responsável e livre de contaminação.

Iluminador Líquido Rare Beauty

6. Antioxidante

O pentaerythrityl tetra-di-t-butyl hydroxyhydrocinnamate, tem como nome comercial Tinogard TT, é um antioxidante utilizado para proteger o produto da oxidação.

Na cosmetologia natural é muito importante saber da origem do seu ingrediente. Você já parou para pensar, como os insumos cosméticos chegam aos seus produtos? 

Entender mais a fundo sobre esse fluxo é compreender que existe uma cadeia que trabalha de forma integrada para que tudo aconteça e, a partir disso, saber fazer suas escolhas

Ao desvendar os ingredientes presentes no Iluminador Líquido Rare Beauty, fica evidente que alguns deles não são considerados naturais. Ingredientes sintéticos, como silicones e polímeros são comumente excluídos pelas certificadoras de cosméticos naturais que priorizam a utilização de ingredientes naturais e sustentáveis. 

Para consumidores preocupados com o uso de cosméticos naturais, essa análise pode auxiliar na tomada de decisão em relação à escolha de produtos que estejam alinhados aos seus valores e preferências. É fundamental pesquisar e buscar por produtos que utilizam ingredientes naturais e sejam aprovados por certificadoras reconhecidas, como Ecocert e IBD.

Os alunos do Programa Cosme têm acesso ao módulo de maquiagens e podem criar um iluminador com todos os ativos e ingredientes naturais citados neste artigo! 

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?