Desvendando Rótulos: base da Virgínia Fonseca, da Wepink!

by Renata Franco

A Base Líquida da marca Wepink Beauty, a polêmica base de 200 reais da Virgínia Fonseca, tem dado o que falar no mercado de cosméticos, prometendo uma cobertura perfeita e uma fórmula de alta qualidade. Neste artigo, iremos explorar os benefícios dessa base e desvendar os ingredientes presentes em sua composição, sob a perspectiva da cosmetologia natural.

O primeiro aspecto que vamos analisar é o termo tão polemizado, dermomake. Apesar desse termo não ser reconhecido pela Anvisa, ele comunica a sua proposta de ser uma maquiagem que traz benefícios e tratamento para a pele.

Wepink Beauty

Conheça a marca de maquiagens naturais @lunaessenciacosmeticos da aluna Fernanda que cursou o Programa Cosme. Com uma linha de produtos bem sedutoras, a Fernanda já é referência nas maquiagens naturais! Na live feita para a Vitrine da Cosme, ela conta o processo de criação da sua linha que já conta com os seguintes cosméticos naturais: sombras diversas, blush, base, corretivo, batom líquido, pó iluminador, batom líquido e mais outros cosméticos naturais, faciais e corporais!

Mas será que a base da Virgínia entrega todos os benefícios e o tratamento prometido? Vamos descobrir logo abaixo quando analisarmos os ativos.

Você sabe como selecionar um ativo cosmético para adicionar em uma formulação? Não? Ensinamos nessa aula:

O segundo aspecto é a fixação. Essa é uma base que promete uma alta fixação, resistente à água. Porém, vários reviews mostram que, ao umedecer a pele e em seguida tentar tirar a base, ela esfarela na pele. Por que isso acontece? Muito provavelmente por um desequilíbrio entre os ingredientes da formulação e possivelmente pela necessidade de maior emoliência, principalmente aqueles emolientes de alta espalhabilidade.

O que a base da Base Wepink Beauty promete?

A Base Wepink Beauty oferece uma série de benefícios aos seus usuários. Ela promete uma cobertura impecável, uniformizando a pele e disfarçando imperfeições. Além disso, possui uma textura leve e fluida, que proporciona conforto ao longo do dia. Outra promessa é a sua longa duração, permitindo que a maquiagem se mantenha intacta por horas.

Wepink Beauty

Mas a maioria dos reviews disponíveis na internet demonstraram que a base deixa o acabamento pesado além de marcar as linhas de expressão e ressaltar os poros.

Ativos presentes na Base da Wepink Beauty

Ao desvendar os ativos presentes na composição da base sob a ótica da cosmética natural, é importante considerar a origem e a sustentabilidade desses ingredientes, assim como a aprovação por certificadoras de cosméticos naturais, como por exemplo Ecocert e IBD. Nessa base existem 4 ativos principais:

  • ácido hialurônico
  • vitamina E
  • esqualano vegetal
  • niacinamida

Ativos presentes na Base da Wepink Beauty

O ácido hialurônico é um ativo amplamente utilizado na indústria cosmética devido às suas propriedades hidratantes e de preenchimento. No contexto da cosmética natural, é importante verificar se o ácido hialurônico utilizado é de origem vegetal ou animal. Certificadoras de cosméticos naturais aprovam o ácido hialurônico de origem vegetal.

O ácido hialurônico possui diferentes pesos moleculares o que interfere no resultado. No entanto, pelo rótulo a gente não consegue saber qual é o peso molecular utilizado. De uma forma geral, é um ativo que vai trazer hidratação pois ele tem a capacidade de reter até mil vezes o seu peso molecular. Ou seja, ele atrai a água para sua molécula e traz esse efeito de hidratação. A depender do tamanho da sua molécula ele pode ter uma penetração maior ou menor.

Esse ativo é um dos queridinhos aqui na COSME. Ele está presente em várias formulações de cosméticos naturais como no gel para olheiras que ensinamos aqui!

Vitamina E

A vitamina E é um antioxidante comumente utilizado na indústria cosmética devido às suas propriedades de proteção da pele contra danos causados pelos radicais livres. Na cosmética natural, a fonte da vitamina E é um ponto crucial. Certificadoras de cosméticos naturais aprovam a vitamina E obtida de fontes naturais, como o óleo de gérmen de trigo ou de frutas oleaginosas, pois essas fontes são consideradas mais sustentáveis em comparação com a vitamina E sintética.

Wepink Beauty

A vitamina E também evita a oxidação de componentes oleosos da formulação de forma a melhorar a duração do produto e evita a rancificação dos óleos preservando suas características como o aroma.

Niacinamida

A niacinamida, também conhecida como vitamina B3, é um ingrediente multifuncional utilizado na cosmetologia natural devido às suas propriedades de hidratação, clareamento da pele e regulação da produção de sebo. A aprovação da niacinamida pelas certificadoras de cosméticos naturais depende da sua origem e processo de produção. Se a niacinamida for derivada de fontes naturais, como cereais ou leveduras, e obtida por meio de processos sustentáveis, é mais provável que seja aprovada por certificadoras de cosméticos naturais.

Esqualano Vegetal

O esqualano vegetal é um óleo leve e não oleoso derivado de fontes vegetais, como azeitonas, cana-de-açúcar ou amêndoas doces. Ele é utilizado na indústria cosmética devido às suas propriedades emolientes e hidratantes. Na cosmética natural, o esqualano vegetal é amplamente aprovado por certificadoras, pois é uma alternativa mais sustentável e ética ao esqualeno obtido de fontes animais, como o esqualeno de tubarão.

A origem dos ingredientes pode ajudar a classificar os cosméticos em naturais, orgânicos e veganos! Saiba diferenciar cosméticos naturais, orgânicos e veganos!

Esqualano Vegetal

A Base Líquida da Wepink Beauty foi registrada como grau 1 na Anvisa e é uma formulação que não teve comprovação da sua eficácia.

Em relação aos outros ingredientes que compõem essa formulação (são mais de 70 componentes presentes nesta base), o principal aspecto que você precisa saber é que essa base é estabilizada em silicone.

Fizemos uma lista para facilitar e te ajudar na identificação das substâncias contidas nos cosméticos que são potencialmente prejudiciais à saúde: SE TIVER, NÃO COMPRE!

Então, vamos entender um pouco sobre silicone. Ele é super resistente à alta temperatura, sendo assim, pode gerar acúmulo ambiental pois os silicones não são biodegradáveis. Fato é que quem tem o olhar pró silicone gosta desse tipo de substância porque ele é super estável traz algumas propriedades específicas de estabilidade e de formação de filme.

Hoje em dia existem várias opções mais naturais para a substituição ao silicones com resultados semelhantes, por isso ingressar em um curso de cosmetologia natural é essencial para compreender os conceitos e conhecer princípios ativos e ingredientes naturais.

Wepink Beauty

Nesse Desvendando Rótulos, analisamos os ativos presentes na Base da Virgínia sob a ótica da cosmetologia natural e a inclusão de ativos como vitamina E, niacinamida, ácido hialurônico e esqualano vegetal sendo ativos bem recebidos pelas certificadoras de cosméticos naturais, desde que sejam obtidos de fontes naturais e sustentáveis. Mas não conseguimos saber com certeza se todos os ativos adicionados na base da Virgínia são de origem natural e sustentável.

Todos esses ativos sendo de origem natural podem fazer parte de uma formulação de cosméticos naturais. Os alunos do Programa Cosme têm acesso ao módulo de maquiagens e podem criar uma base com todos os ativos citados nesse artigo!

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?