Cuidados Naturais para os Cabelos Sem Agredir o Meio Ambiente

by Renata Franco

Você sabia que é possível manter os fios sempre hidratados e bonitos sem agredir o meio ambiente? Usar métodos de cuidados naturais para os cabelos é uma forma de conciliar a redução dos impactos negativos das indústrias sobre a natureza com a diminuição do uso de substâncias que podem ser prejudiciais ao corpo.

Veja só algumas dicas que nós da Cosmetologia do Bem selecionamos para te ajudar!

Conheça as técnicas de cuidados naturais para os cabelos

cosmetologia capilar tem como objetivo desenvolver produtos com diversas funções benéficas para os fios — limpar, condicionar, hidratar, entre outras coisas. Porém, com o crescimento da indústria, também começou-se a utilizar elementos que podem ser nocivos ao corpo, como surfactantes etoxilados, derivados de petroleo, além de conservantes como os parabenos.

Quem deseja reduzir o uso dessas substâncias pode apostar nos cuidados naturais para os cabelos. Afinal, existem muitas formas de agregar a sua rotina capilar itens não-prejudiciais ao corpo e ao meio ambiente.

Veja só algumas fontes que você pode buscar:

Óleos vegetais

Uma das principais formas de agregar as práticas de cuidados naturais para os cabelos é com a utilização de óleos vegetais. Eles atuam como emolientes nos fios, promovendo a lubrificação e aumento do brilho. Além dos óleos vegetais poderem ser fontes de nutrientes, eles são ótimos para a finalização, uma vez que têm o poder de aumentar a nutrição e hidratação, formando um filme oclusivo nos fios.

Em geral, os mais utilizados são os de côco, amêndoas e argan. Também é possível usar o azeite de oliva como substituto em máscaras de hidratação. Lembre-se que seu cabelo já é oleoso, é melhor usar com cautela.

Plantas

Quando se trata de ervas naturais, o que não falta é opção para alinhar sua rotina capilar com o meio ambiente. A camomila, por exemplo, tem ação adstringente e consegue reduzir a oleosidade excessiva dos fios, além de ter ação calmante para o couro cabeludo.

Uma outra planta bastante popular é a babosa — também conhecida como aloe vera. As suas folhas, quando cortadas, liberam uma espécie de gel natural que pode ser usado para a hidratação.

Frutas

As frutas também são uma ótima maneira de fazer cuidados naturais para os cabelos. O abacate, por exemplo, é um agente condicionante que consegue promover fios mais hidratados.

Porém, no caso de quem tem cabelos oleosos, o ideal é usar frutas cítricas, como a laranja e o limão.

Gostou de conhecer alguns cuidados naturais para os cabelos? Então leia mais artigos aqui no blog da Cosmetologia do Bem! Se pretende desenvolver seus próprios produtos, conheça o nosso curso!

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?