Creme Nívea: descubra os ingredientes por trás da famosa latinha azul

by Renata Franco

Esse famoso creme da Nívea foi muito pedido para ter o seu rótulo desvendado! Bora lá conhecer mais sobre a história e ingredientes dele?

Essa famosa latinha azul é conhecida como o primeiro creme hidratante do mundo! Sim, tem mais de 100 anos esse creme.

E qual é o grande segredo dele?

Em 1902 foi descoberto e patenteado o Eucerit®. Trata-se de um emulsificante que permitiu o desenvolvimento de um creme capaz de incorporar água e óleo de forma estável. Assim, concluíram o que sabemos bem hoje: que uma emulsão água e óleo é um hidratante maravilhoso para pele.

 

A descoberta dessa emulsão favoreceu a propagação da Nívea pelo mundo, pois antes dele era muito improvável que se conseguisse distribuir os produtos, pois, sem uma boa estabilidade e com as variações climáticas os produtos se separavam em fases.

Creme Nívea

Curiosidades

1- Esse emulsificante patenteado é derivado da lanolina que provém do sebo de ovelhas, logo ele não é um produto vegano. Então, se você está buscando um produto vegano é bom levar isso em consideração.

2- Outro aspecto é que o Eucerit® não está na lista de ingredientes do site da Nívea. Só é possível encontrar no rótulo do produto. No site é citado o Eucerit® de forma ampla mas não tem o INCI dele na lista de ingredientes.

3- Nívea vem do nome Neve Branca porque formou-se uma emulsão muito branquinha e com isso decidiram que esse seria o nome dessa marca super famosa no mundo todo.

Creme Nívea

Principais promessas do Creme Nívea

De acordo com o site da Nívea e informações do próprio rótulo, ele se caracteriza como um produto:

  • Multibenefícios
  • Trata intensamente a pele
  • Protege contra o ressecamento
  • Previne rugas
  • Fornece uma hidratação duradoura

Bora desvendar os ingredientes?

É um super desafio pois esse produto tem 21 ingredientes em sua composição!

Creme Nívea

Para facilitar o entendimento vamos por parte. Vamos fazer uma divisão desses ingredientes por função, ou seja, qual a principal função na formulação.

Ao longo do tempo você vai criar esse senso crítico de olhar e já identificar o que é cada ingrediente e qual a função, assim como os alunos da Cosme, pois nos cursos nós estudamos sobre os ingredientes e suas funções!

Isso é importante pois com o estudo dos ingredientes eles têm autonomia na hora de colocar a mão na massa e usam a ferramenta Regra Geral para personalizar as formulações do curso ou criar uma formulação do zero!

Fragrância

Os ingrediente são:

  • Limonene
  • Geraniol
  • Hydroxycitronellal
  • Linalool
  • Citronellol
  • Benzyl Benzoate
  • Cinnamyl Alcohol
  • Parfum

Todos eles fazem parte da fragrância desse produto.
E por que no final aparece parfum? Porque existe uma exigência de que sejam listados os ingredientes sensibilizantes que compõem a fragrância o “Parfum” sinaliza a existencia de alguns ou todos esses sensibilizantes. Existe uma lista de 26 ingredientes sensibilizantes que podem compor uma fragrância. Mas isso é assunto para um próximo artigo!

Conservante e regulador de pH

O conservante dessa formulação é o Sodium Anisate. O anisato de sódio é altamente solúvel em água e derivado do ácido p-anísico que pode ser encontrado em plantas como anis e funcho. Ele possui atividade fungicida e pode ser empregado em formulações sem enxágue por não agredir a pele. Já o Citric Acid é o regulador de pH.

Seguindo agora para a composição principal, vamos dividir em três grandes grupos: os emolientes, os espessantes e ingredientes que se diferenciam na formulação.

Emolientes

No primeiro grande grupo dos emolientes vamos fazer destaque ao Paraffinum Liquidum que é o óleo mineral derivado de petróleo.

A paraffin ou parafina é um ingrediente ceroso e além de trazer emoliência adiciona viscosidade para a formulação.

O Decyl Oleate (oleato de decila) e octyldodecanol (octildodecanol) ajudam na espalhabilidade do produto e trazem um sensorial mais agradável, proporcionando um toque macio e suave.

Espessantes

Influenciam na viscosidade do produto. Mas qual é a definição de viscosidade? É a resistência ao escoamento do fluido. Então esses espessantes aumentam a viscosidade ou reduzem a resistência ao escoamento. Ná pratica o creme vai ficar mais consistente. 

A Cera Microcristallina age ajustando a viscosidade e evitando que o produto tenha uma migração da fase oleosa para fora da emulsão, essa cera é um produto de origem mineral.

Magnesium Sulfate ou Sulfato de Magnésio é um espessante hidrofílico ou seja possui afinidade com a fase aquosa da formulação.

Aluminum Stearates (Estearato de Alumínio) e Magnesium Stearate (Estearato de Magnésio) adicionam uma propriedade lubrificante e melhora o sensorial, além disso, enfatizam a cor branquinha do creme.

Umectante

A glicerina age como umectante, isto é, retém a umidade de determinados meios retardando o processo de ressecamento.

Ativo

Pantenol é o nosso queridinho utilizado em várias formulações presentes nos cursos da Cosme! É um ativo reepitelizante e hidratante potente para a pele.

E aí gostou desse artigo Desvendando Rótulos com a famosa latinha azul da Nívea?

Para você que usa esse creme mas decidiu trocar seu hidratante corporal de uma vez por todas e aderir aos cosméticos naturais, você pode adquirir a aula prática- Hidratante Demaquilante 2 em 1 e ainda receber as matérias-primas e embalagens. Esse hidratante é uma ótima alternativa!

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?