Cosmetologia Capilar Do Bem — Benefícios Para Seus Cabelos

by Renata Franco

Os produtos capilares podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada tipo de cabelo ou da condição do couro cabeludo. Adquirir conhecimento sobre cosmetologia capilar e aprender a fazer cosméticos naturais pode ser a solução para muitas das suas queixas!

Aprenda agora como adotar práticas do bem!

O que é cosmetologia capilar?

A cosmetologia capilar é a ciência responsável pelo estudo e desenvolvimento de produtos que serão utilizados para melhorar a saúde do couro cabeludo e dos fios.

cosmetologia capilar

Por meio dela, são feitas análises da forma como cada nutriente reage em diferentes condições. Assim, os especialistas conseguem chegar na formulação adequada para tratar determinados casos e oferecer às pessoas um maior controle sobre o comportamento de seu próprio cabelo.

É desta forma que são criados os shampoos, condicionadores, máscaras, cremes, sprays, alisantes, relaxantes e permanentes.

 

cosmetologia capilarcosmetologia capilar

Eu sei que muitos dos cosméticos tracionais podem conter substâncias prejudiciais à saúde dos cabelos e couro cabeludo. Por isso, ter conhecimento sobre cosmetologia natural pode te ajudar a ter fios mais saudáveis.

Esses dois depoimentos falam especificamente dos shampoos e condicionadores sólidos mas, são inúmeros tipos possíveis de formulações no universo da cosmética natural e explicamos mais detalhadamente sobre os cosméticos sólidos aqui.

Abaixo uma aula muito especial sobre Cosmetologia Capilar com a participação especial da médica-dermatologista Amanda Gomes, mestre em Calvíce Feminina e fez fellowship na Universidade de Bolonha (Itália) sobre doenças do cabelo e couro cabeludo

Qual a importância de cosméticos capilares “do bem”?

Levando em conta que alguns dos produtos para cabelos são recomendados para uso diário, é preciso tomar cuidado com algumas das formulações. Afinal, existe a possibilidade de haver substâncias que prejudicam a saúde do couro cabeludo e dos fios.

Entre os itens de maior uso, os componentes nocivos mais comuns são:

cosmetologia capilar

  • sulfatos: são encontrados principalmente nos shampoos e altas concentrações podem causar irritação no couro cabeludo. São responsáveis pela formação de uma espuma abundante, podendo atuar de forma mais agressiva, retirando a hidratação natural do cabelo;
  • petrolatos: comuns em condicionadores e máscaras hidratantes, são responsáveis por causar um efeito de maciez nos fios, mas, isso acontece por conta da barreira superficial criada que, se usado de forma excessiva ou inadequada, acaba impedindo a reposição natural dos nutrientes;

 

  • conservantes: existe uma série de conservantes — como os parabenos, formaldeído e metilcloroisotiazolinona — que estão associados a estudos sobre seus efeitos em relação a alergias, irritações e, até mesmo, surgimento de câncer.

Ao utilizar uma cosmetologia capilar “do bem”, você consegue encontrar fórmulas que causem o efeito esperado em seus cabelos, mas sem haver o risco de gerar reações adversas prejudiciais.

cosmetologia capilar

A criação de seus próprios cosméticos te dá a oportunidade de conhecer exatamente todas as substâncias que estão sendo usadas em seu corpo e as propriedades e benefícios de cada uma. No caso de produtos capilares, o uso de D-pantenol ou aloe vera pode trazer resultados animadores e manter o aspecto saudável dos fios.

 

Gostou de entender os benefícios de investir nos conhecimentos sobre a cosmetologia capilar? Então confira as principais informações sobre os melhores cursos de cosméticos naturais! Aproveite e leia mais artigos aqui na Cosmetologia do Bem!

 

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?