Cosméticos Naturais — Conheça Os Benefícios

by Renata Franco

O uso de cosméticos naturais pode trazer inúmeras vantagens para a rotina de higiene e beleza, já que eles contam com a presença de ingredientes naturais e com baixo potencial nocivo ao organismo. Além disso, são uma forma de aproximar o ser humano ao meio ambiente e de trazer o conhecimento sobre a reação das substâncias no corpo.

Quer conhecer as vantagens de usar esses produtos e como adotar a vida natural? Então continue lendo este artigo que nós, da Cosmetologia do Bem, preparamos!

O que são os cosméticos naturais e qual a sua importância?

São chamados de cosméticos naturais os produtos que utilizam em sua formulação 95% de ingredientes que são encontrados na natureza. Ou seja, não possuem a adição de substâncias sintéticas, como é o caso de conservantes.

Entretanto, é preciso deixar claro que a substância ser natural não quer dizer que ela não pode trazer malefícios para o corpo. Os metais pesados, como o chumbo, por exemplo, não são sintéticos, mas o uso em excesso está ligado com o desenvolvimento de doenças.

Portanto, mais do que aderir à cosmetologia natural, é importante conhecer o que isso significa e quais são as mudanças nos hábitos de consumo e na forma como os seres humanos se relacionam com o meio ambiente.

De que forma obter uma vida mais natural?

Uma maneira de atingir esse objetivo é fazendo os seus próprios cosméticos. Ao escolher cada ingrediente e participar do processo de preparação desses itens, você não só aumenta o conhecimento sobre a procedência de todas as substâncias, mas também entra em sintonia com os cuidados com o seu corpo.

Ou seja, ter uma vida natural passa por compreender que as ervas são capazes de trazer benefícios para o corpo — hidratação, brilho, aspecto saudável, entre outras coisas — não apenas no campo medicinal, mas também no cosmético.

Com esse conhecimento é possível, inclusive, se adaptar a conceitos cada vez mais naturalistas, como o de skin food — cosméticos que alimentam. Esse tipo de cosmético se baseia na criação de fórmulas que utilizam apenas o que poderia ser absorvido como se fosse um alimento.

Foi pensando nisso que nós da Cosmetologia do Bem criamos um curso completo que tem como objetivo não apenas mostrar como fazer, mas também compreender os efeitos que essas substâncias têm no corpo, como elas funcionam e como  criar as suas próprias formulações — seja para uso próprio ou para lançar sua própria linha.

Confira este bate-papo com nossa aluna Carol Werneck sobre as nossas aulas, empreendedorismo, motivações e indagações sobre o modo de consumo da sociedade.

Aproveite e continue lendo sobre cosméticos naturais aqui na Cosmetologia do Bem!

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?