Conservantes Naturais — Conheça a Importância de Usá-los em Seus Cosméticos

by Renata Franco

Com o crescente interesse pela cosmetologia, houve um aumento na discussão sobre a melhor forma de produzir os itens de cuidados pessoais do dia a dia. Para que a formulação esteja completa, é importante fazer a adição de conservantes naturais que irão garantir que os produtos não estraguem rapidamente.

Veja abaixo mais informações sobre esse ingrediente essencial para o desenvolvimento dos cosméticos!

conservantes naturais

Por que fazer o uso dos conservantes naturais?

Ao popularizar a ideia de que a adição de substâncias com ação conservante é prejudicial ao organismo, há quem acredite que, na hora de produzir um cosmético natural, esse elemento deve ser cortado da lista de ingredientes.

Entretanto, essa é uma ideia bastante equivocada e que pode colocar em risco a saúde de quem usa cosméticos sem ele. Isso porque o objetivo do conservante é dar maior segurança, já que ele evita que a fórmula seja contaminada pela ação de fungos e bactérias.

Utilizar os conservantes naturais é, então, a melhor escolha, já que eles não fazem mal como os sintéticos — como os parabenos —, que podem causar irritações. Além de não serem prejudiciais, cumprem a função de inibir a proliferação de microrganismos.

conservantes naturais

Tenha em mente que nem sempre é perceptível quando o cosmético está contaminado.

Embora existam casos em que há alteração de cor, aspecto e odor, é possível que a aparência não se altere de forma drástica nos primeiros estágios de contaminação. Quando contaminado, esse cosmético poderá causar, por exemplo, alergias.

Como saber qual o melhor conservante para o meu cosmético natural?

O ideal é que os conservantes naturais adicionados aos cosméticos sejam aprovados pelos órgãos certificadores de cosméticos naturais, como a Ecocert ou o IBD.

conservantes naturais

Para utilizar os conservantes, é preciso levar em consideração o tipo de formulação feita. Todos os ingredientes da formulação precisam ter compatibilidade com o conservante, principalmente ter afinidade de acordo com cada tipo de formulação — aquosa, oleosa ou com emulsão.

Por conta disso, é essencial estar em contato com informações sérias, confiáveis e que tenham embasamento teórico.

 

No curso da Cosmetologia do Bem, oferecemos um módulo focado nos conservantes do bem, explicando a melhor forma de escolher um para o seu produto e como eles reagem de acordo com os demais ingredientes combinados.

Gostou de saber mais sobre os conservantes naturais e a importância de usá-los? Então continue lendo artigos aqui no site da Cosmetologia do Bem!

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?