Como fazer um desodorante sólido Detox Clareador

by Renata Franco

Axilas escuras é uma questão para muitas pessoas! Por isso, hoje vamos falar sobre um desodorante sólido clareador! Isso mesmo que você leu, é um desodorante sólido! 

Em virtude da sua função principal, batizamos a formulação desse cosmético natural de Detox Clareador!

O escurecimento na região das axilas muitas vezes é causado pela depilação com lâmina de barbear, atrito ou até por uma hiperpigmentação natural da região.

Essa formulação de desodorante sólido foi desenvolvida pensando nessas situações!
Então, vamos abordar agora todos os ingredientes dessa formulação!

Ingredientes do Detox Clareador

Espessantes lipofílicos

  • Cera de arroz
  • Álcool cetílico

Por ser um desodorante sólido foi preciso utilizar um espessante e para essa formulação temos utilizamos a cera de arroz e o álcool cetílico como espessantes lipofílicos. Os espessantes lipofílicos são aqueles espessantes que têm afinidade com a fase oleosa.

Emolientes

  • Óleo de coco: emoliente de média espalhabilidade
  • Octyldodecanol: emoliente de alta espalhabilidade

A presença deles vai conferir uma emoliência para formulação fazendo com que ela não fique muito ressecada. Por ser um desodorante sólido, um desequilíbrio desses ingredientes poderia deixar a barra ressecada e quebradiça, além de atrapalhar na aplicação do produto.

Como fazer um desodorante sólido

Emolientes

  • Óxido de zinco (ativo + espessante)
  • Argila preta (detox)
  • Tapioca starch

O óxido de zinco nessa formulação atua como espessante mas também é um grande ativo por ser antisséptico, adstringente, secativo e anti-inflamatório. Por isso, ele é muito utilizado como protetor da pele. Ele é calmante sendo ótimo para os casos de irritação por depilação com lâmina de barbear.

Como fazer um desodorante sólido

A argila preta é um espessante e também traz esse aspecto detox, então, além de ser um espessante é também um ativo importante para a formulação. A argila preta é conhecida como lama vulcânica e ela é uma grande aliada cosmética para vários tipos de formulações.

Possui ação anti-inflamatória e atua como absorvente sendo essa uma função muito interessante para formulações de desodorantes. Inclusive, o nome dado à formulação vem em função da presença da argila preta que desintoxica, clareia as manchas e renova a pele.

Juntamente com esses dois ingredientes temos a tapioca que traz um toque macio e é muito importante para trazer mais dureza e a forma de desodorante sólido.

Emolientes

  • OE Eucalipto
  • OE Melaleuca

Os óleos essenciais têm uma uma função relevante de adicionar fragrância mas também trazem propriedades importantes para a formulação.

Selecionamos o óleo essencial de eucalipto e o óleo essencial de melaleuca pois ambos atuam no combate ao odor. Possuem efeito antisséptico evitando a proliferação de microrganismos causadores do mau cheiro nas axilas.

Como fazer um desodorante sólido

Ativos

  • Niacinamida
  • Óleo de Copaíba

Temos a presença da niacinamida que é um ativo muito interessante para ser utilizado em vários tipos de formulações e, para a formulação do desodorante, destacam-se as seguintes funções:

  • Reduz a pigmentação
  • Melhora a textura da pele
  • Promove renovação celular
  • Aumenta a hidratação da pele
  • Estimula proteínas de extrema importância para a barreira cutânea, evitando ressecamento e vermelhidão
  • Regula a produção de sebo

Já o óleo de copaíba possui ação anti inflamatória, antibacteriana e antifúngica. Ele é proveniente da copaibeira encontrada na floresta Amazônica e em outras regiões brasileiras

Adjuvantes

  • Caprylyl Glycol
  • Vitamina E

A vitamina E (INCI: Tocopheryl Acetate) tem ação antioxidante e retarda tanto a formação de peróxidos como a oxidação de lipídios.

O Caprylyl Glycol é um conservante que cria um ambiente biostático que impede o crescimento de microorganismos.

Mas se você já faz parte de família Cosme através do curso Programa Cosmetologia Do Bem pode consultar a tabela do módulo Conservantes do Bem e selecionar um dos conservantes indicados, pois nessa tabela temos conservantes com diferentes indicações a depender do tipo de formulação seja ela, aquosa, oleosa, emulsão ou com presença de surfactante.

Quais os benefícios do desodorante sólido?

  • Formulações sólidas são mais concentradas por não terem a presença de água ou outros ingredientes com a função de diluir a formulação.
  • Proporciona uma massagem nas axilas assim como a body bar
  • Por ser concentrado e seco, evita o transporte de água, o que permite transportar mais produtos por caminhões e isso reduz a emissão de gases poluentes para a atmosfera.
  • Evita o uso de plástico como embalagem.

Quais os benefícios do desodorante sólido?

É muito simples, basta deslizar a barra nas axilas.

A depender do tipo de formulação o deslizamento da barra vai ser melhor ou pior por isso é muito importante um equilíbrio corretos entre os ingredientes e se você já faz parte da família Cosme pode conferir isso na ferramenta Regra geral , que é uma base, um parâmetro para que possamos criar uma formulação ou personalizar uma das formulações da plataforma.

Outro ponto importante é analisar a temperatura ambiente, pois em lugares mais quentes é provável que as barras derretam mais facilmente quando comparado com regiões mais frias. Isso deve ser considerado no momento de preparo e, se for necessário, usando a Regra geral você pode adaptar e ter um aumento dos espessantes para que a barra não fique derretendo na mão.

Formulação Detox Clareador

Essa formulação Detox Clareador rende um desodorante sólido de 50g, é uma ótima demonstração para você aprender o passo a passo e conhecer os ingredientes.

Como fazer um desodorante sólido

Modo de fazer

Mistura A: pese e leve os ingredientes sólidos oleosos para aquecimento para serem liquefeitos/derretidos (ex: ceras, manteigas)

Mistura B: pese e misture os ingredientes da mistura B.

Adicione os ingredientes da mistura A na mistura B.

Você pode levar a mistura final para um leve aquecimento para favorecer a homogeneização dos ingredientes.

Por fim, envase de preferência em molde-prensa para melhorar a compactação do produto. Aguarde por 12h até que endureça.

OBS: Devido à dureza e concentração de cera nessa formulação, não é possível esperar esfriar para incluir os óleos essenciais e, por essa razão, é aplicado um percentual maior dos mesmos na receita, pois parte dele volatiliza.

Quer aprender mais sobre cosméticos sólidos? Clique aqui!

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?