Como Fazer Sabonete — Qual O Segredo Para Um Bom Sabonete Natural?

by Renata Franco

Aprender como fazer sabonete é uma maneira de se conectar com práticas milenares que envolvem a alquimia e, ainda, produzir itens práticos para a limpeza do corpo em seu dia a dia.

O processo de saponificação é mais simples do que parece, mas há alguns segredos para criar a consistência ideal. Veja só!

Entenda como fazer sabonete

Produzir sabonetes é uma arte que envolve não apenas a alquimia, mas descobrir os prazeres de exercer
um hobby.

A prática começou com os fenícios, em 600 a.C., que realizavam o processo de saponificação usando óleos e manteigas com cinzas de madeira — o que resultava em uma pasta usada para limpar o corpo.

Ao entrar em contato com as demais culturas, foram agregadas novas formas de produção, com o intuito de melhorar o desempenho: foi criada a versão em barra, novos óleos foram adicionados para produzir outras fragrâncias, entre outras coisas.

Com a Revolução Industrial, passou-se a produzir e distribuir sabonetes para todo o mundo. Mesmo assim, há quem prefira evitar esse tipo de produto e fazer o seu próprio, muitas vezes por acreditar nos benefícios da vida natural.

Se você quer entender como fazer sabonete, existem alguns processos que precisam ser entendidos. Veja quais são!

Formando a base do sabão

Existem muitos lugares que se propõem a ensinar como fazer sabonete de maneira simples que, em geral, envolvem o uso de base glicerinada. Embora esta seja uma técnica válida, vale mencionar que isso não te faz dominar o processo de saponificação.

Ao produzir um sabonete natural, o mais recomendado é entender como funciona o procedimento desde o início, utilizando os insumos ideais para gerar a consistência mais apropriadas. No curso da Cosmetologia do Bem, por exemplo, temos um módulo de saboaria que ensina a ter domínio sobre a saponificação.

Agregando propriedades

Os óleos e manteigas são escolhidos de acordo com a função que podem fornecer — já que isso varia de acordo com composição dos ácidos graxos desses ingredientes. Eles irão determinar se a consistência será macia ou dura, por exemplo.

Além disso, essas substâncias naturais também influenciam em poder de limpeza, formação de espuma e, ainda, são capazes de agregar propriedades ao produto, como hidratação e poder condicionante.

Aliás, que tal aproveitar para fazer um sabonete esfoliante? Desta forma, você garante uma pele limpa e estimula a remoção de células mortas.

Gostou de saber como fazer sabonete? Então continue lendo artigos aqui na Cosmetologia do Bem!

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?