Body bar- Arroz com Brócolis

by Renata Franco

Você já ouviu falar em body bar? É verdade que esse cosmético é mais comum fora do Brasil, mas ele tem se tornado uma tendência maravilhosa para inovar no mercado brasileiro. A body bar é uma barra hidratante. Ela é um cosmético natural sólido!

Nesse artigo você vai aprender como produzir uma body bar iluminadora pós sol chamada Arroz com Brócolis.

A tradução literal de Body Bar é barra de corpo. Mas usamos também outras terminologias para nos referirmos a esse cosmético: loção em barra, hidratante sólido ou  hidratante em barra. 

A body bar iluminadora pós-sol batizada carinhosamente de arroz com brócolis traz o conceito skin food, que significa cosméticos que alimentam.

É importante ressaltar que esse conceito não está relacionado necessariamente à ingestão do cosmético, mas sim, que esses cosméticos alimentam e nutrem a pele sendo livres de substâncias nocivas comumente encontradas nos cosméticos tradicionais como petrolatos e siliconesAlém disso, eles possuem conservantes mais amigáveis e aprovados na cosmética natural.

Da concepção à prática

  • Estudo de caso

É importante entender a necessidade do cliente ou a sua necessidade mapeando quais as características e benefícios que precisam estar presentes na formulação para que o resultado seja incrível!

A formulação desse cosmético natural apresentado nesse artigo atende vários tipos de clientes. Pessoas com peles secas, pessoas que viajam muito e precisam de produtos  práticos que não derramam, que sejam compactos e multiuso. Também é ideal para aquelas pessoas que estão interessadas em testar produtos inovadores.

  • Conceito do mercado

Com base nas principais características do produto, caso seu objetivo seja a venda, é importante fazer uma pesquisa de mercado para que você ganhe clareza sobre os ingredientes e ativos que estão sendo mais utilizados e como esse tipo de produto tem sido anunciado para o público alvo.

Assim, com uma visão geral do mercado você consegue ter ideias mais inovadoras e se diferenciar logo no lançamento.

Para essa formulação percebemos que existem várias marcas que produzem esse tipo de hidratante mas não encontramos um com as características que escolhemos: iluminadora, pós-sol e toque seco.

  • Mecanismo de atuação

Nesse ponto o ideal é definir qual a atuação do cosmético. Você pode definir de acordo com as premissas, se será um creme, loção, serum ou uma barra como é o caso da formulação deste artigo. Define o sensorial, os benefícios, assim como todas as características do produto.

  • Ingredientes e ativos

Feito os primeiros passos, agora é definir os ingredientes e ativos. Nós da família Cosme usamos o Protocolo 4Q para verificar compatibilidades na formulação e a ferramenta da Regra Geral para definir corretamente quais os os ativos e ingredientes da formulação!

  • Regra Geral

Com a regra geral você consegue personalizar as formulações ensinadas por nós aqui na COSME ou criar uma formulação do zero! Essa ferramenta serve como parâmetro e te direciona na escolha dos ingredientes necessários para o tipo de formulação que você está produzindo.

Mecanismo de atuação de uma body bar

Esse é um produto que traz muita nutrição e condicionamento para pele, forma um filme oclusivo e, através da adição de ativos, pode trazer diferentes benefícios.

Benefícios da Body Bar

As loções em barra para o corpo são mais concentradas do que seus equivalentes em líquidos.

Ao contrário de muitas loções tradicionais, as barras geralmente não tem seus ingredientes diluídos. As listas concisas de ingredientes geralmente apresentam manteigas poderosas, óleos ricos em nutrientes, óleos essenciais e a maioria não contém água.

O resultado é um cosmético sólido a temperatura ambiente que derrete em  contato com a pele. Ótimo para levar em viagens pois não corre o risco de vazar na sua necessaire. É um produto que não requer o uso de embalagens plásticas.

Formas de apresentação

Pode ser envasada em uma embalagem de rolo ou bastão que lembra desodorante. Ou utilizar uma fôrma para dar o formato que quiser. Nós escolhemos uma fôrma de barra massageadora.

Qual o modo de usar?

Você massageia a barra sobre a pele e ela derrete lentamente, liberando uma quantidade concentrada de ingredientes hidratantes.

Comece com um pouco e depois aumente conforme necessário. A barra começará a se moldar ao seu corpo quanto mais você a usar.

Ingredientes

A partir do conceito da formulação, fizemos a seleção dos ingredientes.

Emolientes

  • A manteiga de Cacau possui em sua composição ácidos graxos que ajudam a repor e proteger a pele. Proporciona maciez e suavidade para a pele e é adequada para produtos de cuidado corporal, facial e capilar.
  • A manteiga de Cupuaçu é um emoliente extraído das sementes da fruta. Proporciona toque suave e maciez à pele, promove a recuperação da umidade e elasticidade naturais e fortalece a barreira cutânea, principalmente na pele seca.
  • Triglicerídeo de ácido cáprico/caprílicoo possui média espalhabilidade. Ele é derivado do óleo de coco. Por ser constituído de ácidos graxos de cadeia média apresenta excelente facilidade de espalhamento. É uma ótima alternativa aos óleos minerais.

Espessantes lipofílicos

  • Olivem® VS Feel possui alta estabilidade e excelente absorção. Aumenta a viscosidade e a estabilidade e, ao mesmo tempo, agrega em benefícios sensoriais agradáveis para as formulações.
  • A cera de arroz proporciona um toque sedoso e sem pegajosidade. Composta pela mistura de ésteres de alto peso molecular de origem vegetal. É obtida através da prensagem a frio do óleo de arroz, obtendo-se uma cera de alta dureza.

Essa cera pode substituir a cera de carnaúba e a cera de abelha. 

  • O brócolis espessante, além da consistência dada ao produto, possui compostos enxofrados como os glicosinolatos e S-metil-cisteína-sulfóxidos, que possuem alta capacidade anti-oxidante e ações anti-carcinogênicas.

Espessante Hidrofílico

Tapioca pure adiciona toque seco, juntamente com a seleção estratégica dos emolientes e também ajuda a deixar a formulação mais espessa.

ATENÇÃO! Não é a tapioca utilizada na culinária, A tapioca pure starch é um polímero natural, de elevada pureza, especialmente desenvolvida para o mercado de cosméticos.

Ativo

  • O Bisabolol, que é o principal ingrediente ativo da camomila, protege a pele dos efeitos do estresse diário, acelera o processo de cicatrização e tem propriedades anti-inflamatórias, ideal para uma formulação pós sol.

Fragrância

  • O óleo essencial de Lavanda Francesa possui alto teor de substâncias pertencentes ao grupo funcional éster como, por exemplo, o acetato de linalila, que conferem ação tranquilizante, equilibrante e calmante.

Aditivo

  • Mica dourada ou ouro velho é um pó sem odor, dourado-amarelo, que adiciona cor à formulação. Sua aplicação é muito versátil, podendo ser adicionado em produtos para os lábios, face, olhos, e unhas assim como para produtos de higiene pessoal e protetores solares.

Antioxidante

  • Vitamina E tem ação antioxidante e retarda tanto a formação de peróxidos como a oxidação de lipídios.

Conservante

  • O Nipaguard é um agente antimicrobiano de amplo espectro, projetado para a preservação ampla de diferentes tipos de cosméticos. Esse conservante possui certificação Ecocert, o que o torna ideal para preservação de cosméticos naturais. Fornece atividade contra bactérias gram positivas e gram negativas, leveduras e bolores.

Quem faz parte de família Cosme no curso Programa Cosmetologia Do Bem pode consultar a tabela do módulo Cosme Conservantes e selecionar um dos conservantes indicados para formulações oleosas pois, nessa tabela, temos conservantes com diferentes indicações a depender do tipo de formulação (seja ela, aquosa, oleosa, emulsão ou com presença de surfactante).

Momento mão na massa!

Nessa Cosme Class fizemos uma produção de 50g. 

Quem é da família Cosme pode utilizar a tabela de cálculo de produção presente no módulo Cosme Essencial para fazer o cálculo de uma produção de maior quantidade.  E caso queiram personalizar a formulação podem utilizar a ferramenta da Regra geral. 

Modo de Fazer

Mistura A: adicione os ingredientes sólidos e leve ao calor para liquefazer (olivem vs feel, cera de arroz, brócolis espessante, manteiga de cacau e manteiga de cupuaçu).

Mistura B: adicione os ingredientes líquidos (triglicerídeo de ácido cáprico/caprílico, bisabolol, vitamina E, óleo essencial, conservante/nipaguard).

Adicione a mistura B na mistura A.

Por fim, adicione os pós da Mistura C (tapioca pure starch e a mica).

Envase em um molde do seu gosto e aguarde o resfriamento.

Gostou? Não deixe de nos enviar seu feedback após testar essa formulação!

Para aprender a criar mais formulações sólidas tanto para uso próprio ou para criar sua marca de cosméticos naturais acesse aqui ou entre em contato pelo nosso Whatsapp no ícone!

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?