Benefícios de Usar Cosméticos Orgânicos

by [email protected]

Usar cosméticos orgânicos tem sido uma preocupação crescente entre os consumidores de produtos de beleza e higiene, já que se abriu um diálogo sobre as consequências do uso de industrializados e do tipo de substâncias que são adicionadas nessas formulações.

Veja só quais são as suas principais características e conheça os benefícios de incluir itens de procedência orgânica em seu dia a dia.

O que são cosméticos orgânicos?

São considerados produtos orgânicos aqueles que utilizam em sua formulação matérias-primas que sejam naturais, sem agrotóxicos ou outras substâncias químicas que possam ser prejudiciais para o ser humano.

Além disso, o intuito de usar cosméticos orgânicos vai além de sua composição: também são levados em consideração métodos de produção sustentável e a não-utilização de exploração em nenhuma parte do processo de criação.

A diferença em relação aos cosméticos naturais é a quantidade exigida de ingredientes orgânicos na composição dos cosméticos e percentual aceitável de sintéticos, desde que não estejam na lista de ingredientes proibidos.

Quanto à nomenclatura dos produtos, a EcoCert, organização responsável por inspeção e certificação de produtos naturais, define que:

  • com 95% ou mais de ingredientes orgânicos: podem usar o termo “produto orgânico”, sendo necessário identificar a composição dos demais 5%;
  • de 70% a 95%: também deve colocar a formulação no rótulo, podendo ser definido como “produto com ingredientes orgânicos”;
  • com menos de 70%: não podem usar essa nomenclatura de nenhuma forma.

Vantagens de usar cosméticos orgânicos

Agora que já conhece suas propriedades, conheça os benefícios de usar cosméticos orgânicos.

Sintonia com a natureza

Como dissemos anteriormente, os orgânicos são produzidos sem a utilização de agrotóxicos, a partir de métodos de produção sustentáveis e sem exploração em qualquer etapa do processo de produção. Desta forma, ao utilizar produtos orgânicos, você não está contribuindo com indústrias que utilizam recursos naturais de forma indevida ou que promovem testes em animais, por exemplo.

Cuidado com o corpo

Ao investir nos produtos orgânicos para o seu dia a dia, você evita a exposição da sua pele a substâncias que podem ser nocivas à sua saúde, podem impactar negativamente o meio ambiente e os animais e, além disso, podem causar alergias, irritações, entre outras consequências.

Possibilidade de ter o controle

Se quer conhecer, de fato, o universo dos cosméticos feitos por você no qual você mesma pode decidir sobre a qualidade dos ingredientes utilizados (como os orgânicos), isso é possível! Existe uma série de formulações de hidratantes, máscaras capilares, desodorantes e outros itens do cotidianos que você pode aprender a fazer.

Gostou de saber os benefícios de usar cosméticos orgânicos? Então continue navegando aqui na Cosmetologia do Bem e conheça as vantagens de seguir uma vida natural.

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?