Alergia a Cosméticos — Entenda Quais São as Possíveis Causas

by Renata Franco

Todos os dias entramos em contato com tantas substâncias que, quando há alguma reação adversa na pele, pode ser difícil saber, exatamente, de onde veio. Entretanto, a alergia a cosméticos é mais comum do que muitos acreditam — e existem razões pelas quais elas acontecem.

Se você quer entender melhor sobre o tema, continue lendo este artigo da Cosmetologia do Bem!

Afinal, o que pode causar a alergia a cosméticos?

São vários os motivos que levam alguém a desenvolver uma alergia a cosméticos. Em geral, elas estão associadas a fatores emocionais e predisposição genética. O uso de cosméticos que possuem substâncias alergênicas na sua composição acabam agravando a situação.

Produtos comuns em nosso dia a dia — como maquiagens, esmaltes, shampoos, desodorantes e perfumes — são alguns dos que mais costumam causar esse tipo de reação. Isso porque, quando industrializados, podem conter uma série de ingredientes em sua composição que são responsáveis pela alergia.

 

É preciso tomar um cuidado especial com aqueles que contêm corantes, conservantes, solventes e fragrâncias, já que a maioria desses itens estão atrelados à adição de elementos como chumbo, parabenos, ftalatos, lauril sulfato de sódio, entre outros que são prejudiciais à saúde.

Então, como evitar as reações alérgicas?

Caso você perceba que tem alergia a cosméticos, o ideal é que você consiga identificar qual dessas substâncias, especificamente, está causando irritações. Assim, poderá fazer uma troca nos produtos que usa, tomando o cuidado de não adquirir nenhum que possa voltar a provocar alergia a cosméticos.

Uma ótima maneira de reduzir drasticamente as reações é investir na cosmetologia natural, já que esses itens minimizam o potencial alergênico.

Isso acontece porque os ingredientes utilizados possuem menor risco de ocasionar esse tipo de reação e, além disso, podem auxiliar no tratamento de alergias com fatores emocionais — principalmente por meio do uso de óleos essenciais, que atuam no nosso sistema límbico, responsável pelas emoções.

Conhecendo o que está por trás da indústria dos cosméticos

Se você se interessou em entender melhor como funciona a indústria em relação a alergia a cosméticos, a Cosmetologia do Bem tem uma recomendação!

O documentário “Broken”, da Netflix, traz muitas informações para que você possa ver o dano que um cosmético pode causar aos seres humanos quando sua composição não é adequada.

 

Gostou de entender sobre alergia a cosméticos? Então continue lendo artigos aqui em nosso site!

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?