A Poluição dos Esfoliantes Sintéticos na Natureza

by Renata Franco

A Poluição dos Esfoliantes Sintéticos na Natureza

Limpar de forma mais profunda as impurezas da pele é importante para que as substâncias acumuladas e as células mortas possam ser removidas, promovendo, assim, uma superfície mais saudável. Entretanto, comprar produtos industrializados pode não ser uma boa alternativa, já que a poluição dos esfoliantes sintéticos tem chamado bastante atenção dos ambientalistas.

Conheça as questões negativas relacionadas a esses cosméticos e as formas de evitar a degradação do meio ambiente.

Como acontece a poluição dos esfoliantes sintéticos na natureza?

poluição dos esfoliantes sintéticos

A indústria cosmética — percebendo a necessidade que os consumidores tinham em encontrar formas práticas para fazer a esfoliação da pele — criou produtos com materiais que, apesar de eficientes na limpeza, podem causar efeitos negativos para o meio ambiente.

A poluição dos esfoliantes sintéticos na natureza acontece porque as partículas usadas para promover a fricção com a pele são agentes nocivos principalmente para a vida marinha.

O plástico, em geral, já apresenta grandes problemas, pois é um dos grandes responsáveis pela degradação do meio ambiente e acúmulo de lixo. Afinal, sua decomposição demora cerca de 200 anos.

Os microplásticos ou microbeads, identificados como “polyethylene” nas embalagens, não podem ser descartados de forma consciente, já que são removidos do corpo com água. Nas estações de tratamento,

poluição dos esfoliantes sintéticos

mesmo que haja a filtragem, também não é possível fazer a sua remoção do líquido, fazendo com que ele passe facilmente pelas redes de esgoto.

Chegando nos oceanos, esses materiais não-biodegradáveis podem ser ingeridos por animais marinhos, como peixes e tartarugas, causando a sua intoxicação.

 

Existem formas de reduzir esses efeitos?

Sim! Ter a consciência de que a poluição dos esfoliantes sintéticos na natureza é crítica tem gerado estudos de métodos alternativos para poder cuidar da pele sem promover a destruição ambiental.

poluição dos esfoliantes sintéticos

Uma maneira simples é praticar a cosmética natural. Conhecer as melhores formas de usar os recursos da natureza, sem agressividade ou exploração, contribui não apenas para o planeta, mas também para a saúde do corpo.

Descubra quais são os melhores esfoliantes naturais para que você possa manter a sua rotina de beleza em dia, sem colaborar com o acúmulo de microplásticos no oceano — e sem o risco de prejudicar a sua pele com substâncias nocivas!

Gostou de saber como se dá a poluição dos esfoliantes sintéticos na natureza? Então leia mais artigos aqui no blog da Cosmetologia do Bem!

VEJA TAMBÉM

Utilizamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em aceitar, você concorda com a nossa política de privacidade. Aceitar Saiba mais

Política de Privacidade
Olá, precisa de ajuda?