Componentes butilados (BHA e BHT)

Butylated hydroxyanisole (BHA) e butylated hydroxytoluene (BHT) são utilizados como conservantes em uma variedade de produtos de cuidados pessoais. Ambos são também utilizados como conservantes em alimentos. Estes produtos químicos estão ligados a vários problemas de saúde, incluindo a desregulação endócrina e toxicidade ao organismo humano.

O National Toxicology Program (interagência americana) classifica o BHA (butylated hydroxyanisole) como potencialmente cancerígeno, esta substância pode causar despigmentação da pele. Em testes com animais, o BHA causou danos ao fígado, câncer de estômago (como papilomas e carcinomas), prejudicou o desenvolvimento do sistema reprodutivo e os níveis dos hormônios da tireóide. Pode ser encontrado em alimentos, embalagens de alimentos e em cosméticos.

ONDE É ENCONTRADO: produtos labiais, produtos de cabelo, maquiagens, protetores solar, antitranspirante/desodorantes, fragrâncias e cremes.

QUAL NOME PROCURAR NOS RÓTULOS: BHA, BHT

PROBLEMAS DE SAÚDE ASSOCIADOS: desregulação endócrina, toxicidade ao organismo humano, toxicidade para o desenvolvimento e reprodução, câncer, irritação.