Ácido bórico e borato de sódio

Essas substâncias são pós ou cristais incolores ou brancos. Em cosméticos e produtos de cuidados pessoais, elas são utilizadas para prevenir o crescimento bacteriano, ajustar o pH e como emulsificante.

Essas substâncias são desreguladoras do sistema endócrinos e danificam o sistema reprodutivo masculino. Homens que trabalham em fábricas que produzem o ácido bórico tem alto risco de reduzir a libido e a produção de esperma. Em testes feitos com animais, altas doses causaram danos nos testículos de camundongos, ratos e cachorros. Tanto a União Européia quanto o Canadá restrigiram esses ingredientes em produtos feitos para crianças menores de 3 anos e exigiram que os produtos que os contenham declarem na embalagem que seu uso não é apropriado para peles danificadas . O Cosmetic Industry’s Own Safety Panel declara que esses compostos não são seguros para a pele infantil ou danificadas porque eles podem ser absorvidos rapidamente pelo corpo. Apesar disso, o ácido bórico pode ser encontrado em cremes de bebês.

ONDE É ENCONTRADOgrande variedade de tipos de produto, incluindo cremes e loções e banho, produtos para a pele e cabelo e cremes de bebês.

QUAL NOME PROCURAR NOS RÓTULOS: boric acid, sodium borate.

PROBLEMAS DE SAÚDE ASSOCIADOS: desregulação do sistema endócrino, danos ao sistema reprodutivo masculino